Rio Grande do SulSanta Catarina

Seminário de Educação inicia amanhã, 04/10, em Balneário Camboriú

Durante o evento, a UniAvan fará o lançamento do novo material didático (SEU) para estudantes do primeiro ao nono ano do ensino público

Com o intuito de apresentar o novo modelo de gestão educacional oferecido pelo Governo Federal, o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em parceria com o Centro Universitário Avantis – UniAvan, apresentam nos dias 4 e 5 de outubro, o Seminário Estadual de Educação. O evento destinado aos gestores municipais, secretários de educação, vereadores e técnicos das prefeituras de todo o estado contará com palestrantes nacionais e o lançamento do novo material didático da UniAvan feito para o ensino público. Os encontros acontecem no Hotel Infinity Blue Resort e UniAvan. As inscrições são gratuitas.

Quem abre a programação é o presidente do FNDE, Rodrigo Sérgio Dias, a partir das 9h, no Hotel Infinity Blue Resort, seguido por palestras de professores com temas como o financiamento da educação com cenários internacionais, os recursos na escola com aspectos de gestão, execução, controle e prestação de contas, além de consórcios públicos, indicadores, medição e execução de obras, aquisição de equipamentos, prestação de contas e programas oferecidos aos municípios para a obtenção de recursos públicos. Simultaneamente às palestras, servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, estarão realizando atendimentos individualizados.

O presidente do Centro Universitário Avantis – UniAvan, Mohamad Hussein Abou Wadi, apresentará uma palestra com o tema Educação 4.0 – Realidade Digital. Logo em seguida, será lançado o Sistema de Ensino UniAvan (SEU), um novo material didático feito para o ensino público do primeiro ao nono ano, com 25% de conteúdo com realidade aumentada, que permite aos alunos vivenciarem momentos do cotidiano com o mundo digital. “Estamos vivendo em um mundo mutante, nada é mais normal do que uma educação híbrida (blended), onde parte do conteúdo pode ser dado de maneira digital. Já somos a geração híbrida e nossos filhos já são 100% digitais e são eles que deveriam ser nosso foco. A quarta revolução está batendo na nossa porta e temos que criar condições para as pessoas embarcarem com responsabilidade para o futuro”, destaca Mohamad.

No sábado, 5, o evento acontecerá no Centro Universitário Avantis – UniAvan, a partir das 9h30, onde o conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Gerson dos Santos Sicca, falará sobre a fiscalização da Educação e a importância dos Planos Municipais de Educação em cada prefeitura. Em seguida, será realizada uma visita nas dependências da UniAvan para que os participantes conheçam a estrutura do Centro Universitário.

Os interessados podem se inscrever pelo site: www.seminarioedu.com.br. Mais informações podem ser obtidas por telefone no gabinete do deputado Peninha – (61) 3215 5656 – ou pelo e-mail fpcatarinense@gmail.com.

04/10 – Sexta-Feira
Local: Hotel Infinity Blue
8h – Credenciamento.
9h – Abertura com o Presidente do FNDE, Rodrigo Sérgio Dias.
10h – Financiamento da Educação: Cenários Internacionais, Mercado de Capitais e Fintechs – Professor Carlos Alberto Decotelli.
10h40min – Recursos na Escola: aspectos da gestão, execução, controle e prestação de contas do PDDE e suas Ações Agregadas – Professor Adalberto Domingos da Paz.
12h às 14h – Intervalo para almoço.
14h – Consórcios públicos em educação: uma estratégia de promoção da gestão e dos indicadores educacionais – Professor Arcione Ferreira Viagi.
15h – Educação 4.0 – Realidade Digital – Professor Mohamed Abouwadi.
15h40min – Obras e prestação de contas de obras – João Paulo Zandonadi.
16h40min – Plano de Ações Articuladas e prestação de contas do PAR – Sandra Maria Silva Ungar.

05/10 – Sábado
Local: UniAvan
9h30min – Fiscalização da Educação pelo Tribunal de Contas e a importância dos Planos Municipais de Educação – Gerson dos Santos Sicca, Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina e membro do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB).
10h30min – Visita às dependências da UniAvan.

Botão Voltar ao topo