AgronegócioNegóciosNotíciasRio Grande do Sul

DEVON da Estância da Gruta na 93ª Expofeira de Pelotas

Estância histórica participa da feira desde 1954

Uma das propriedades mais tradicionais na criação da raça Devon do Brasil, a Estância da Gruta é a representante Devon na 93ª Expofeira, que acontece de 7 a 13 de outubro em Pelotas (RS). Três touros Puros de Origem, filhos do mesmo pai e nascidos na propriedade em 2017, foram selecionados para participar da exposição.

Foto: Gustavo Rafael

A propriedade em Capão do Leão (RS), no sul do estado, faz parte da história da raça. A Estância da Gruta começou a criação de Devon em 1907, com animais adquiridos no Uruguai junto com outros quatro criadores gaúchos. A adaptação do plantel de origem inglesa ao pampa gaúcho foi fácil e a criação se multiplicou, por volta dos anos de 1980 chegou a ter o maior rebanho Devon do mundo, com quase sete mil cabeças. Hoje é comandada pela engenheira agrônoma Anna Luiza Sampaio Quinta Di Cameli, bisneta do fundador Edmundo Berchon des Essarts. “Trabalhamos em cima de fertilidade, precocidade e ganho de peso. Usamos os terneiros de um ano para coleta de sêmen para IATF (inseminação artificial de tempo fixo). Depois eles trabalham no repasse, temos tourinhos com 51% de prenhez nas terneiras de ano”, explica Anna Luiza. A Estância da Gruta participa da Expofeira desde 1954.

O julgamento dos animais acontece na terça feira, dia 8, a partir das 15:30 na pista E. O jurado será Lucas Teixeira Hax, médico veterinário e diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores Devon / ABCD. Alfredo Tavares, Presidente do Núcleo Sul de Criadores de Devon, conta que a raça participa da Expofeira desde os anos de 1920. “Estamos vislumbrando a retomada da raça aqui na região sul, graças ao início da certificação dos nossos animais pelo Frigorífico Famile, de Pelotas. A bonificação está despertando a atenção dos pecuaristas, conheço criadores que ficaram encantados com o sabor da carne Devon”, garante. A produção de Carne Devon Certificada no Rio Grande do Sul começou no último mês de agosto.

Simone Bianchini, presidente da ABCD,aposta que a genética Devon na zona sul terá maior movimento de vendas em virtude das bonificações de carcaças no Frigorífico parceiro. “A bonificação é um incentivo importante para os produtores rurais voltarem a trabalhar com o Devon no RS”, aposta Simone.

O acesso do público ao Parque Ildefonso Simões Lopes é gratuito. O desfile dos animais campeões será domingo, dia 13, às 16h, na Pista Central.

Botão Voltar ao topo