DestaqueSerra Gaúcha

Queijaria 4 ES é inaugurada em Jaquirana

A agroindústria 4 ES, da família de José Elízio e Solange Silva, produtores de Queijo Artesanal Serrano e queijo colonial no município de Jaquirana, foi inaugurada na última sexta-feira (4), com a presença do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, do secretário municipal da Agricultura, Douglas Andelieri, e autoridades do município e do Estado.

Solange conta que a produção de queijo começou em 1962, com o sogro, e há uns dez anos ela e o marido assumiram a atividade, dando início à caminhada para a construção e legalização da agroindústria, com o apoio da Emater/RS-Ascar. Nesta época do ano, a família produz 25 quilos de queijos por dia, e Solange diz que a legalização vai ajudar bastante nas vendas. Ela relata que já participou de duas reuniões sobre o Selo Arte, e que como produz queijo artesanal vai buscar essa certificação para poder vender para todo o país.

Publicidade

Dos três filhos, o mais novo, Edízio, de 24 anos, atua com os pais na agroindústria. “Agora com o registro facilita bastante, tu agrega valor ao teu produto, porque o jovem fica no campo se ele tiver como ganhar dinheiro. Então, aqui é dele futuramente, a gente vai investir pra ele e, rendendo, a gente fica”, afirma Solange, acrescentando que a inauguração da agroindústria também vai motivar outros produtores de Jaquirana a buscarem a legalização.

Para a construção da agroindústria, a família recebeu recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (Feaper), através da Consulta Popular, no valor de R$ 28 mil, dos quais pagará somente 20%.

Publicidade
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar