Rio Grande do Sul

Estudantes de Esteio conquistam prêmio no Paraguai

O trabalho “Os paradoxos acerca da sexualidade feminina na sociedade contemporânea”, das estudantes de Esteio Ana Luiza Enzveile e Yasmim Martins, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciência Sociais da Ciencap, feira de ciências realizada em Assunção, no Paraguai. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (4) no encerramento do evento. Com a conquista, as alunas do nono ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Oswaldo Aranha irão apresentar o trabalho na Fortaleza Expo Milset Brasil, que será realizada em maio do próximo ano na capital de Pernambuco.

Foi a primeira vez que um trabalho vencedor da Feira Municipal de Ciências e Ideias de Esteio foi inscrito numa feira de ciências no exterior. A pesquisa da estudante, com orientação da professora Angelise Maciel, havia conquistado o primeiro lugar na categoria 7º ao 9º ano na 28ª Femuci, realizada no início de setembro.

Além de Ana Luiza e da orientadora, o prefeito e secretário municipal de Educação Interino, Leonardo Pascoal, e a representante da Secretaria Municipal de Educação (SME) Roselane Santos dos Santos participaram da feira paraguaia. “A inscrição de um representante da rede municipal pública de ensino de Esteio, pela primeira vez, em uma mostra científica fora do Brasil já nos enchera de orgulho. Essa conquista nos mostra que foi uma decisão acertada expor o trabalho feito por uma estudante de Esteio além de nossas fronteiras, e é um grande incentivo para que os alunos se dediquem à pesquisa científica, sobretudo àquelas focadas na realidade e voltadas à formação cidadã”, comentou o prefeito/secretário da Educação.

Nordeste
Além do credenciamento no evento de Assunção, outra novidade da Femuci neste ano foi a conquista de vaga para a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), em Olinda (PE), que será realizada entre esta terça-feira (8) e o próximo sábado (12). Estarão na mostra os trabalhos “O vendedor te persuadiu e você nem viu” (EMEB Santo Inácio), “Colapso Ambiental” (EMEB Érico Veríssimo) e “A Importância da Mulher na Sociedade” (EMEB Flôres da Cunha). O prefeito Leonardo Pascoal acompanhará os estudantes durante o evento.

As premiações na Femuci também garantiram vagas para as já tradicionais Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo (SP), e para a Mostratec e a Mostratec Jr., em Novo Hamburgo. Na capital paulista, Esteio participará da mostra com a pesquisa “A Violência contra a Mulher no Bairro Pedreira”, da EMEB Vitorina Fabre.

Mostratec

No Vale do Sinos, o projeto “Mutirão das estações meteorológicas modulares por estudantes do Colégio Estadual José Loureiro da Silva: uma prática educacional aberta voltada ao monitoramento ambiental colaborativo” será exposto na Mostratec, enquanto a Mostratec Jr. terá seis trabalhos de estudantes esteienses: A natureza nos encanta (EMEI Vivendo a Infância); Sabor e aroma das frutas (EMEB Trindade); Lagartixa: que bicho é esse na parede (EMEB Santo Inácio); Biblioteca Maker (EMEB Érico Veríssimo); As nossas perdas (EMEB João XXIII); e Brincando com a Matemática (EMEB Luiza Silvestre de Fraga).

A 28ª Femuci, realizada entre 3 e 5 de setembro, contou com com 101 pesquisas de 39 instituições de ensino municipais, estaduais e particulares, além de uma escola convidada de Portão. A exposição dos trabalhos ocorreu no Ginásio do Colégio La Salle, cedido sem custos à Prefeitura para a realização do evento. As pesquisas foram divididas em sete categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º ao 3º ano, Ensino Fundamental – 4º ao 6º ano, Ensino Fundamental – 7º ao 9º ano, Programa Ação Integrada Adulto e Adolescente, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

Botão Voltar ao topo