Rio Grande do Sul

Centro de Esteio adotará novo sistema de Coleta Seletiva

A partir de segunda-feira (14) serão implantadas no Centro de Esteio as alterações promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) no sistema da Coleta Seletiva. Com a mudança, todo o município estará coberto pelo serviço, não sendo mais necessário realizar o cadastro junto à SMMA para a retirada de materiais recicláveis. Bastará embalar corretamente os itens e deixá-los na calçada nos dias em que o caminhão passa pela região.

Devido à grande quantidade de lixo produzido na zona central, por ser uma área de comércio, de serviços e de condomínios, com muita circulação de pessoas, o bairro será atendido em duas rotas. A rota Centro II fará o recolhimento nas vias do bairro entre a Av. Padre Claret e a Rua Dom Pedro, a partir de segunda-feira (14), e ocorrerá de segunda a sexta-feira; já a Centro I atenderá a área entre a Rua Salgado Filho e a Av. Padre Claret, com início no dia 18 de outubro, e será feita sempre às sextas-feiras. A equipe da SMMA circulará o Centro neste sábado (12) para divulgar as alterações.

Com o início do novo formato de Coleta Seletiva no Centro, a SMMA atinge o objetivo estipulado nas Metas de Gestão para 2019 de levar a mudança, até o final do ano, a todos os bairros de Esteio (veja as rotas abaixo). Entre as suas vantagens, estão o aumento da quantidade de materiais recolhidos e a praticidade para os moradores. As alterações começaram a ser implantadas em agosto de 2018, com a chegada de um novo caminhão para o serviço.

Todo o material reciclável recolhido pela Coleta Seletiva é encaminhado para a Cooperativa de Recicladores de Esteio (Cootre), parceira da Prefeitura, que cede o galpão onde os materiais são reciclados. O que é coletado é enviado à Cooperativa, proporcionando emprego e renda para seus integrantes, através da separação, do processamento e da venda de resíduos como plástico, papelão e alumínio.

Coleta Seletiva em Esteio

Segunda-feira

São Sebastião: Manhã
Liberdade: Manhã e tarde
Jardim Planalto e Primavera: Manhã e tarde
Três Marias: Tarde
Centro II (da Avenida Padre Claret até a Rua Dom Pedro): Manhã e tarde

Terça-feira

Tamandaré: Manhã
São José: Manhã
Tamandaré: Tarde
Centro II (da Avenida Padre Claret até a Rua Dom Pedro): Manhã e tarde

Quarta-feira

Parque Amador: Manhã e Tarde
Santo Inácio: Manhã
Centro II (da Avenida Padre Claret até a Rua Dom Pedro)

Quinta-feira

Três Portos: Manhã
Novo Esteio: Manhã e Tarde
Centro II (da Avenida Padre Claret até a Rua Dom Pedro): Tarde

Sexta-feira

Centro I (até a avenida Padre Claret até a Rua Salgado Filho): Manhã e tarde
Centro II (da Avenida Padre Claret até a Rua Dom Pedro): Manhã e tarde
Olímpica: Manhã

Botão Voltar ao topo