Rio Grande do Sul

Sapucaia do Sul realiza capacitação para médicos sobre a sífilis

O terceiro sábado do mês de outubro é o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Para marcar a data, a Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizará uma capacitação destinada aos médicos, enfermeiros e dentistas da Rede Básica de Saúde da cidade sobre o tema.

A atividade “Sífilis, Sífilis na Gestação e Sífilis Congênita”, acontecerá nos dias 14 e 21 de outubro, das 13h30 às 17h, na Praça do CEU (Avenida Valdemimo Rodrigues Machado, s/nº, bairro Vargas). A atividade será realizada pela equipe do Ambulatório de Infectologia do Município em parceria com outros profissionais.

Além da capacitação nos dois dias, integrantes do Comitê Municipal de Transmissão Vertical do HIV e Sífilis visitarão ao longo do mês de outubro todas as unidades de saúde da cidade, com o objetivo de verificar como estão acontecendo o diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos usuários que estão expostos às doenças, sensibilizar os trabalhadores e tirar dúvidas.

Testes-rápidos nas Unidades de Saúde

Os testes-rápidos são as principais estratégias para o diagnóstico das doenças, por serem de fácil execução e não necessitarem de estrutura laboratorial. Em Sapucaia do Sul, os testes são realizados, gratuitamente, em todas as Unidades de Saúde, além do Ambulatório de Infectologia, Centros de Atenção Psicossocial e Clínica de Saúde da Mulher (CLISAM).

Além do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, o Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), implementou o “Projeto de Resposta Rápida à Sífilis” nas Redes de Atenção, também chamado de “Sífilis Não”. O projeto tem o objetivo de reduzir a sífilis adquirida, a sífilis em gestante e eliminar a sífilis congênita.

Botão Voltar ao topo