Rio Grande do Sul

Gravataí: chafariz revitalizado foi entregue à comunidade

Ação faz parte das comemorações dos 139 anos de emancipação política da cidade

A noite agradável da quinta-feira, 10, marcou a entrega da revitalização de um dos cartões postais históricos de Gravataí, o chafariz da Praça da Bíblia, no centro da cidade, feita pelo prefeito Marco Alba. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), faz parte do calendário de festividades que marcam os 139 anos de emancipação política de Gravataí, comemorados em 23 de outubro.

Fotos: Giulliano Pacheco

Visivelmente emocionado e saudosista, o prefeito Marco Alba se disse feliz em poder entregar um chafariz todo remodelado. “Estamos aqui resgatando um símbolo da nossa cidade neste ato simples, singelo, em homenagem a nossa história.”Ele lembrou da sua adolescência e viu nos rostos da plateia seus amigos da época Júlio Barbosa, Ricardo Andreoli, Jaime Rosa e Carlos Benício, entre outros, que tinham na praça central um ponto de encontro. “Era aqui que a juventude se encontrava, se reunia. Aqui tínhamos o sentimento de comunidade. Era o banco da praça, o chafariz, que nos aproximava.”

Marco Alba falou do trabalho do seu governo em resgatar a história da cidade, não só com esta revitalização, mas com todo um estudo sobre a origem missioneira de Gravataí. “Nossa intenção é sempre resgatar pontos, fatos e memórias que traduzem o amor que temos por Gravataí. Daqui alguns dias vamos iniciar a revitalização da fonte do forno.”

O prefeito ainda destaca que este é um presente para a cidade, de uma série que estão sendo feitos e entregues no seu governo. “Não estamos apenas embelezando o centro, como alguns podem pensar. Realizamos obras que resolvem problemas estruturais também. Temos como exemplo o Residencial Breno Garcia, com o significado social que muita gente cobra. Trabalhamos em todas as áreas de responsabilidade do setor público. Seja na infraestrutura viária e urbana, seja na área social, habitação, saúde, educação. Todos os momentos têm um significado. O que queremos aqui é olhar para todos e nos preocuparmos em construir harmonia, felicidade, respeito e amor.”

O secretário Municipal de Serviços Urbanos Paulo Garcia destacou a importância de se manter todos os espaços públicos da cidade limpos, em ordem e adequados ao uso da comunidade. “O resgate e a manutenção da história de Gravataí também é papel da Secretaria de Serviços Urbanos e temos nos empenhado para isso.” Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Alan Vieira falou do seu orgulho em ser da base do governo e em estar colhendo os frutos de uma administração séria e competente.

O Chafariz

Conforme o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, a estrutura foi completamente revitalizada com atividades que envolveram troca de todo o granito, instalação de casa de máquina e tubulação nova, trocada toda a ligação elétrica e hidráulica e a iluminação passou a ser direcionada e multicolorida.

O chafariz anualmente faz parte das comemorações e campanhas da cidade. No Natal ele recebe iluminação especial e ornamentos; assim como em campanhas de saúde pública, como o Outubro Rosa, lembrando a sociedade da importância da prevenção do câncer de mama através das luzes em cor rosa.

Na cerimônia de entrega, o artista plástico que concebeu esta estética ao chafariz, João Alberto Lessa, relembrou da importância do ponto turístico parta a cidade. O Chafariz foi construído pelo prefeito José Linck em 1960. “Em 1887, me chamaram porque a estrutura estava deteriorada e assim surgiu este chafariz que temos agora, porém, na minha versão, ele possuía pombas da paz, que acabaram sendo retiradas antes desta revitalização que estamos vendo hoje”, lembrou.

Botão Voltar ao topo