AgronegócioNegóciosRio Grande do SulSanta Catarina

Os campeões Devon da Expolages, em Santa Catarina

Raça Devon comemorou 80 anos de participação na maior feira do agronegócio catarinense

A Expolages 2019, que encerrou neste domingo, dia 13, em Lages (SC), foi especial para os criadores da raça Devon. A presença de 22 animais de argola e seis rústicos, no Parque Conta Dinheiro, marcou os 80 anos de participação da raça no evento. Sgundo Simone Bianchini, Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon / ABCD, a Expolages é a mostra mais importante de Santa Catarina para a raça. “Foi surpreendente ver o entusiasmo dos expositores com a qualidade dos animais Devon na exposição. O crescimento da raça passa pela alta genética”, afirma.

O Grande Campeão foi o touro dobox 68, Fascínio Sunset 1225 São Luiz, do criador e expositor Ivo Tadeu Araújo Bianchini e filhos, da Cabanha São Luiz, de Capão Alto (SC). Com 835 quilos aos dois anos, Fascínio repete a façanha do irmão, Dimitre, que foi o Grande Campeão da edição passada.

Grande Campeã: PCD

Uma fêmea prenha de 694 quilos levou o título de Grande Campeã. Jóia Rara TE49 da Estrela do Sul, do box 76, propriedade dos criadores e expositores Felipe e Istélio Camargo, da Cabanha Estrela do Sul, de Capão Alto (SC), tem 25 meses e já havia sido premiada com o a 3º lugar na Expolages de 2018.

O Reservado de Grande Campeão foi HM Jaredo 47 Ômega do Passo Velho, do box 65, do criador e expositor Hernani Macari, da Cabanha Passo Velho, de Bom Jardim da Serra (SC). A Cabanha São Luiz ficou também com o prêmio de Reservada de Grande Campeã, de Cherry S.S. de São Luiz, do box 71.

Para o jurado Aristorides Tadeu Ribeiro de Melo, criador de Devon e proprietárioda fazenda Mandassaia, de Lages (SC),o julgamento foi positivo. “Comprovou o alto padrão dos animais e a genética em evolução da raça Devon”, garante, do alto de mais de 20 anos de experiência como avaliador da raça em exposições. Participaram desta edição 28 animais de nove propriedades

Rústicos

Entre os rústicos, o título de Grande Campeão foi para Santa Maria TE709 147, da Fazenda Santa Maria, de Lages (SC). A fêmea Arapari 1616 Euro SV1068 da cabanha Gralha Azul, Fraiburgo SC), de Antônio Marcos Passarin, ficou como Grande Campeã.

A Cabanha da Colina, de São José do Cerrito (RS) acumulou os prêmios de Reservado Grande Campeão, com Hayden Quartzo 606 da Colina, e também o de Reservada de Grande Campeã, com a vaca Fanática TE31 7090 da Colina. Para Cacio do Nascimento Moraes, proprietário da Cabanha e Presidente do Núcleo Catarinense de Criadores, a Expolages foi um sucesso. “Tivemos animais de diversas partes do Estado, o que confirma o excelente momento da raça em Santa Catarina. Em 2020 a Expolages completa 100 anos e pretendemos fazer mais uma bela amostra da raça”, projeta.

Botão Voltar ao topo