Rio Grande do Sul

Escola de Gravataí produz hortaliças, frutas e implanta psicultura

Pensando em Sustentabilidade é o nome do projeto desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Murialdo. A iniciativa ambiental tem a supervisão da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA).

“Nosso propósito é contribuir na formação do educando enquanto cidadão, capaz de agir e viabilizar soluções através de ações concretas de conscientização da preservação ambiental e produção de alimentos”, disse o coordenador do projeto, Juares Cardoso. O Pensando em Sustentabilidade tem supervisão de um técnico agrícola, complementou.

Alunos com vulnerabilidade social, crianças, adolescentes e interessados do turno inverso são o público alvo do projeto. Assim, praticam periodicamente metodologia que provê momentos de sensibilização, monitorias em sala, oficinas de reciclagem, produção de adubo orgânico e o plantio.

“Além das hortaliças e a produção de aipim, a escola também possui pomar onde produz fruta. Também estamos implantando piscicultura em açudes e tanques para a criação e reprodução de peixes. É importante destacar que a escola possui uma área de 20 mil metros quadrados”, frisou o diretor.

O objetivo é de enriquecer o conhecimento dos alunos e também a alimentação deles. Mostramos para as crianças como chegam os alimentos em nossas mesas e como é feito o manejo. É um trabalho de sustentabilidade e o cultivo dos peixes é um diferencial nas atividades pedagógicas dos estudantes.

No cronograma de atividades está previsto também plantio de árvores ornamentais, ervas medicinais e hortaliças. No entanto, essa produção exige um minucioso catálogo com o nome científico e popular, agregado a produção de placas de identificação.

“É uma iniciativa de grande relevância para a comunidade escolar, pois além de trazer a prática para a sala de aula, faz com que os alunos criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos, bem como transforma os alunos em multiplicadores, levando o que aprendem na escola para casa, não restringindo a influência da horta apenas à escola”, contou a assessora Pedagógica da Smed, Patrícia Teixeira Buhler.

A Escola Murialdo está localizada na Estrada Fernando Ferrari, 1860, na parada 107, no bairro Figueira Grande.

Botão Voltar ao topo