NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul é uma das melhores cidades brasileiras em assistência odontológica

Município conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional de Saúde Bucal, na categoria acima de 500 mil habitantes

Caxias do Sul está entre as melhores cidades brasileiras no que se refere à assistência odontológica prestada à população. O município conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional de Saúde Bucal 2019, na categoria acima de 500 mil habitantes.

O prêmio é oferecido pelo Conselho Federal de Odontologia e está na 14ª edição. É um reconhecimento aos municípios que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Para a classificação são considerados critérios técnicos como financiamento, assistência básica e especializada e programas de prevenção.

Na etapa regional, a cidade havia conquistado o primeiro lugar, com 81,5 pontos de 100 possíveis. Foi a maior pontuação do Estado entre todos os grupos populacionais.

“Estar entre os melhores do país é consequência do trabalho e dos investimentos da administração para qualificar o atendimento aos usuários, bem como da dedicação dos profissionais em suas funções”, declara Fabiana Ramos, gerente da Política de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Caxias do Sul conta com atendimento odontológico na rede básica, com equipes em 45 das 49 unidades existentes. Também tem o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que atende casos mais complexos. A assistência às urgências é prestada pela Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H). O programa Dente na Boca atende cerca de 55 mil alunos, de 175 escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil, por meio de visitas no decorrer do ano, visando à prevenção.

O investimento do Município na compra de equipamentos e instrumentais soma mais de R$ 1 milhão entre 2017 e 2019. A contratação de novos profissionais e a realização de mutirões de atendimento à população, a partir de 2017, já permitiram a redução de 65% a 100% nas filas de espera para consultas especializadas na área.

Em 24 de outubro, o Conselho Regional de Odontologia do RS realizará uma solenidade em Porto Alegre. Na oportunidade, Caxias do Sul será agraciada com uma placa de menção honrosa, concedida aos municípios gaúchos melhores classificados. A premiação da etapa nacional será realizada em 27 de novembro, em Brasília. Curitiba (PR) ficou com o primeiro lugar.

Botão Voltar ao topo