CASANEWSRio Grande do SulSanta Catarina

Profissionais catarinenses revelam estilo na CASACOR

Mostra segue aberta até o dia 27 de outubro no Cidade Milano, Centro da Capital

Referência simbólica para o movimento e a eternidade, a esfera começou a aparecer no trabalho da arquiteta Anna Maya há 20 anos. Hoje as bolas são marca registrada da profissional e são evidentes no Living Rosé, ambiente que ela apresenta na CASACOR/SC. A edição da mostra em Florianópolis exibe outros projetos que, assim como o de Anna Maya, trazem características marcantes da personalidade e escolhas pessoais de seus autores.

No Living Rosé, as bolas aparecem em dois painéis feitos em marcenaria no tom rosa envelhecido.

— Além de ser um elemento estético bonito, o círculo tem uma simbologia. Muitas pessoas já identificam meu trabalho e clientes me procuram justamente pela referência das bolas — diz a arquiteta.

O conjunto de painéis dialoga com outra característica presente nos projetos de Anna: a combinação de diferentes estilos. Materiais rústicos, como o tijolo de concreto, e elementos clássicos, como a estante de madeira, os tapetes e as luminárias, foram combinados harmonicamente. Duas telas contemporâneas com referências acadêmicas se destacam. São releituras de obras de Caravaggio (1571-1610) – cuja obra é uma referência para a arquiteta— feitas em panô.

Clássico é sempre clássico

Do Sul do Estado, a arquiteta Graziele de Souza tem um trabalho marcado e reconhecido pelo estilo clássico —ela é lembrada também por ter sempre um laço no cabelo — um símbolo de presença e de presente aos clientes. Para o Living da Arquiteta, em exibição na CASACOR/SC, a profissional reuniu detalhes característicos de seus projetos: arandelas, boiseries e muito dourado.

— Sempre me identifiquei com o clássico. É um estilo carregado de história e remete à arquitetura mais antiga, ao começo de tudo. Já desde as pirâmides do Egito, cheias de detalhes e riqueza. É autêntico — explica ela.

Com 17 anos de profissão, ela defende a autenticidade acima das tendências de mercado, que afinal mudam a cada ano.

—Muitas pessoas têm medo de se reconhecer naquilo que gostam e ficam receosas do sair do padrão – e o clássico sai do padrão justamente por ser autêntico. No meu ambiente tudo tem um significado e representa o que eu sou – e não sou apenas uma tendência de mercado — diz.

Arquitetura e a causa ambiental

No ambiente Suíte Albergo, do escritório Gabriela Herde Arquitetura & Design, referências à relação da arquiteta com os animais aparece. Nesta edição da CASACOR, a causa da proteção da fauna e flora se destaca em elementos como a tela Ursas, uma obra em estilo pop art que faz referência à morte da ursa Marsha, em julho passado. A Suíte conta ainda com um espaço pet e uma homenagem ao seu cachorro, o Juca, que morreu recentemente.

O espaço é inspirado nos lofts Nova-iorquinos dos anos 50. Traz a ideia de fabrica habitada, com elementos industriais, obras de arte e soluções inteligentes para espaços integrados. A causa animal, além de estar presente na iluminação e no “(re)habitar” espaços, aparece como tema relevante também a partir do significado do morar em espaços inteligentes, além de convidar à reflexão para que tenhamos ao nosso redor apenas o necessário.

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se

  • O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
  • QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h
  • Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.
  • ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.
  • INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
  • INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894
  • https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/
Botão Voltar ao topo