NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do sul vacina mais de 3 mil crianças contra o sarampo

Em novembro, adultos de 20 a 29 anos serão contemplados na segunda fase da campanha de imunização

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo encerrou nesta sexta-feira (25/10). Foram imunizadas em Caxias do Sul 3.112 crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O número corresponde a uma cobertura de cerca de 35%.

Fotos: Andressa Boeira

Do total de doses aplicadas, 1.289 foram feitas ainda no período anterior à campanha oficial, ou seja, de 20 de agosto a 4 de outubro. Foi em meados de agosto que o governo federal implementou a chamada “dose zero” contra o sarampo, para crianças de seis meses a menos de um ano, que até então não eram contempladas com esta vacina. De 7 de outubro, data de início da mobilização nacional, até esta sexta-feira, foram mais 1.823 doses. Considerando apenas a faixa etária de seis meses a menores de um ano, foco principal da campanha por nunca terem sido imunizados, 2.261 crianças foram vacinadas no município (65%).

Andréa Dal Bó, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), explica que esses são os dados relativos à campanha e à imunização dos bebês, contemplados a partir de agosto. Se contabilizadas todas as doses aplicadas neste ano, desde 1º janeiro, na população que tem indicação de receber a vacina (6 meses a menores de 5 anos), a cobertura do município totaliza quase 80%.

Ela esclarece que, embora a campanha tenha encerrado, a vacina segue sendo indicada. “Ela faz parte do calendário de imunização da criança. As doses estão permanentemente disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O sarampo voltou a fazer vítimas no país. Então, é fundamental garantirmos essa proteção. O ideal é que tivéssemos uma cobertura vacinal de 95%”, afirma.

O Ministério da Saúde recomenda uma dose da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade e uma dose da Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses. Além dessas, a “dose zero” da Tríplice Viral, instituída em agosto para os bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias continua valendo.

A segunda etapa da campanha contemplará adultos de 20 a 29 anos. Está agendada para 18 a 30 de novembro. Será voltada à população desta faixa etária quem não é vacinada ou não tem registro da imunização.

Botão Voltar ao topo