Rio Grande do Sul

Sapucaia do Sul utiliza mensagens de SMS para comunicar pacientes sobre consultas e exames

Em Sapucaia do Sul, pacientes que aguardam consulta com especialista ou exame, estarão recebendo uma Mensagem SMS quando o procedimento for agendado, para comparecer à Central de Regulação da Secretaria de Saúde e retirar a confirmação do agendamento. A medida integra o Projeto de Informatização da Saúde, uma iniciativa da Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde, que tem aliado a tecnologia para qualificar o atendimento da Rede Básica de Saúde.

A utilização da ferramenta tem o objetivo de melhorar a comunicação com os usuários e evitar o não comparecimento destes às consultas. De acordo com informações da Central de Regulação da Secretaria da Saúde, cerca de 130 usuários por mês não comparecem às consultas agendadas com especialistas.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Roberta Bazzo, a medida simples, tem auxiliado muito na melhora da comunicação com os usuários. “As mensagens de texto têm facilitado a comunicação entre a Central de Regulação da Saúde e os pacientes, avisando quando os mesmos devem se dirigir à Regulação para buscar as autorizações para suas consultas ou exames. Há bastante dificuldade na localização de alguns usuários e muitos outros acabam não comparecendo a consultas agendadas há tempo, seja por esquecimento, ou outro motivo”, disse a secretária. “Além disso, com as mensagens, a informação fica registrada e isso também é importante”, continuou Roberta.

CADASTRO: Para facilitar o acesso da Central da Regulação aos usuários, é essencial que estes atualizem seu cadastro junto à Secretaria. “É muito importante que, caso haja troca de endereço ou neste caso específico do número de telefone, que o usuário comunique a regulação para poder ser avisado das consultas”, frisou a secretária.

Botão Voltar ao topo