DestaqueSão LeopoldoVale do Sinos

Chuva intensa causa estragos e alagamentos em São Leopoldo

A chuva intensa tem causado transtornos em São Leopoldo, principalmente em relação a formação de pontos de alagamentos. Desde domingo (27), equipes da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Defesa Civil e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) estão atuando pela cidade. Somente em São Leopoldo, já choveu mais de 300 mm neste período e o sistema de drenagem pluvial não comporta um volume de chuva tão expressivo.

Nesta manhã (31), a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal (GCM) auxiliaram trabalhadores da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) na remoção de uma árvore que caiu na avenida Atalíbio Taurino de Resende, bairro Santos Dumont. A via foi bloqueada no sentido Centro/Bairro e o serviço foi concluído em cerca de 1h. Até o momento, não foi registrado nenhum chamado para os telefones da Defesa Civil para remoção de famílias desabrigadas ou desalojadas.

Publicidade

Já a Semov atua na desobstrução de galerias pluviais como forma de minimizar as situações de alagamentos. Também ocorreram serviços de limpeza e manutenção de caixas de inspeção. Caso exista necessidade, é realizado o serviço de hidrojateamento dos canos de drenagem como forma de desobstruí-los. O Semae também dispõe de equipamentos para sugar e desobstruir canos da rede de esgotos. Importante destacar que todo o sistema das casas de bombas operam normalmente, em pleno funcionamento, auxiliando no processo de macrodrenagem.

Locais de atuação da Semov
Avenidas Dom João Becker (Centro) e Mauá (Santa Teresa);
Ruas Dona Albertina (Santos Dumont); Doutor Hillebrand (Rio dos Sinos); Fernando Ribeiro de Castro (Duque de Caxias); Paquetá (Santos Dumont); São Caetano (Centro); São Joaquim (Centro), e rua 2 (loteamento Chácara dos Leões).
A situação segue com status de alerta
O nível do Rio dos Sinos, conforme medição realizada pela Defesa Civil indicava 3,58cm, acima do nível de normalidade e em status de “Atenção” demandando monitoramento intensivo.

Cuidados
Vale ressaltar a importância de não jogar o lixo nas ruas e arroios. Um dos principais motivos dos alagamentos na cidade, ocorrem pela obstrução nas bocas de lobo, tubulações, arroios e casas de bombas. Em casa mantenha limpo os ralos e calhas da sua residência e programa-se para deixar o lixo na rua em horários próximos da coleta.

Publicidade

Emergência
Em caso de ocorrências entre em contato com a Defesa Civil através do número 153 ou pelos fones 993275609 e 989247852. A Semov atende solicitações através do telefone 2200-0670 e o Semae pelo 0800 510 2910.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar