Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Angiógrafo dobra capacidade de exames vasculares em Canoas

Nesta quinta-feira (31), o Hospital Universitário de Canoas inaugurou um segundo angiógrafo, um dos mais modernos equipamentos para o diagnóstico em alta definição de problemas cardiovasculares e neurovasculares, sendo importante aliado no diagnóstico de doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Com a inauguração do equipamento, o Hospital Universitário, que já conta com outro angiógrafo, irá dobrar a capacidade destes exames e diminuirá a fila de espera.

O equipamento foi repassado pela Prefeitura de Sapucaia do Sul para Canoas e é um dos mais modernos em atuação no país. O angiógrafo custa quase R$ 3 milhões e representa um dos maiores investimentos em equipamentos das história do Hospital Universitário.

Além disso, o Hospital Universitário voltou a oferecer os exames cardiológicos Holter e Teste Ergométrico. Os procedimentos, que não eram realizados no local desde 2013, voltaram a ser fornecidos aos pacientes. Os novos equipamentos se somam às melhorias realizadas nos últimos meses no Hospital Universitário. A nova gestão do hospital, capitaneada pela Prefeitura de Canoas e a Secretaria Municipal da Saúde, tem promovido diversas melhorias no atendimento à população, desde janeiro.

Em agosto, foi inaugurada a Clínica de Saúde da Mulher, espaço que atende 24 horas urgências e emergências obstétricas. Na clínica, também são realizados partos e atendimentos às vítimas de violência. O número de procedimentos cirúrgicos, cirurgias e exames vem crescendo nos últimos meses no hospital. Em breve, também serão inaugurados 10 leitos de UTI e a Clínica de Saúde da Criança, além de diversas outras melhorias na estrutura e na assistência aos cidadãos.

O angiógrafo é um aparelho de raio-x, que permite a obtenção de imagens de tudo o que se passa no sistema vascular. Através do angiógrafo, por exemplo, o médico pode confirmar suspeitas de lesões ou aneurismas em veias e artérias, elaborando um diagnóstico preciso.

Botão Voltar ao topo