Rio Grande do Sul

1º Encontro Regional de Caminhantes acontece em Sobradinho

Nos dias 22 e 23 de novembro, acontece em Sobradinho o 1º Encontro Regional de Caminhantes na Natureza. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.sobradinho.caminhadas.info até o dia 20. Sem custo de inscrição, os organizadores solicitam aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível para projetos sociais do município.

Promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio do Grupo de Caminhantes Caminhos do Campo e da Prefeitura de Sobradinho, o evento visa divulgar as caminhadas e o potencial do município e da região Centro-Serra, incentivando o turismo rural e o consumo de produtos da agricultura familiar. A edição regional busca proporcionar aos caminhantes da região conhecer os roteiros e despertar na comunidade regional o gosto e o interesse em organizar e participar de eventos como esse em seus municípios.

A programação inicia na noite da sexta-feira (22), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, com a palestra de Isabel Zimmer, de Santa Cruz do Sul, que contará a sua experiência no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Para a palestra não é necessário fazer inscrição no site, somente a doação dos alimentos.

No sábado (23) serão realizados dois percursos de Caminhadas na Natureza. A partir das 9h30, com início no Balneário Curva do Rio, na Linha Carijinho, acontece o primeiro circuito, no qual os participantes irão percorrer cinco quilômetros (km). O segundo circuito tem início às 13h30, no mesmo ponto de partida, e será formado por um trajeto de 13km. Em ambos os percursos haverá pontos de descanso e reabastecimento de água e o público participante poderá conhecer trilhas e estradas e contemplar a natureza do município. Na noite do sábado acontece ainda um lual, com música ao vivo e relatos de experiências das caminhadas.

Os participantes podem se hospedar no Balneário Curva do Rio, que conta com cabanas, área de camping e piscinas, pagas separadamente, ou nos hotéis da cidade.

O Projeto Caminhadas na Natureza iniciou em dezembro de 2017 e a cada edição tem reunido um maior número de participantes e ganhado visibilidade. Segundo o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Adriano Dreher, a partir das caminhadas Sobradinho se tornou referência nessa prática, sendo destaque no Seminário Regional de Turismo Rural na Expoagro Afubra 2019.

Serviço
O que: 1º Encontro Regional de Caminhantes
Quando: 22 e 23 de novembro de 2019
Onde: Balneário Curva do Rio, Sobradinho-RS
Inscrições: www.sobradinho.caminhadas.info

Botão Voltar ao topo