Cidades do RSRio Grande do Sul

Jogos de Integração da Pessoa Idosa iniciam amanhã em Tramandaí

Iniciam nesta quinta-feira (7), em Tramandaí, a 21ª edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa do Rio Grande do Sul, com cerca de mil participantes. A abertura ocorre às 19h, após a tradicional caminhada pelo centro da cidade, que contará com a participação do secretário do Esporte e Lazer, João Derly.

O evento, que vai até o dia 10 de novembro, ocorre no Ginásio Municipal de Tramandaí e é realizado pela Secretaria do Esporte e Lazer (Sel), com apoio da prefeitura de Tramandaí e da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para os Idosos. Durante quatro dias, serão realizadas atividades esportivas (câmbio, handebol por zona, basquete relógio com deslocamento); recreativas e sociais (jogos de mesa, câmbio recreativo, bocha, oficinas de dança, alongamentos, caminhada e bailes) e oficina de cidadania.

População idosa no RS

O crescimento da população idosa reforça a importância da realização dos jogos, que estimulam a integração e a prática de atividade física, beneficiando a saúde. Conforme estudo divulgado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) sobre o cenário demográfico do RS e do Brasil, a população de idosos do RS irá mais do que duplicar em quatro décadas. Em 2060, a proporção de pessoas com idade acima dos 65 anos saltará dos atuais 12,7% para 29%, em um processo de envelhecimento provocado por fatores como a baixa fecundidade, migrações de jovens para outros Estados e expectativa de vida acima da média nacional.

Programação:

Quinta, 7/11

18h – caminhada
19h – abertura oficial

Sexta, 8/11

8h às 12h – jogos e oficinas no ginásio
13h30 às 17h30 – jogos e oficinas no ginásio
17h – oficina da cidadania
20h às 24h – baile

Sábado, 9/11

8h às 12h – jogos e oficinas no ginásio
13h30 às 17h30 – jogos e oficinas no ginásio
17h – oficina da cidadania
20h às 24h – baile

Domingo, 10/11

9h às 11h – jogos mistos no ginásio
11h às 12h – encerramento no ginásio

Botão Voltar ao topo