AgronegócioRio Grande do SulSanta Catarina

Lançamento do fomento de Registro de Touros Devon

Atualização reuniu profissionais técnicos do sul do Brasil em encontro anual da raça Devon

Profissionais técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Devon / ABCD estiveram reunidos, no último final de semana, em Nova Prata (RS), para encontro anual de atualização. O evento, em parceria com a Associação Nacional de Criadores / ANC, foi dedicado à atualização e permitiu a troca de ideias em temas relevantes como o uso de Touros Registrados e os Programas Carne Devon Certificada e de Certificação de Terneiros. Para a Presidente da ABCD, Simone Bianchini, o objetivo de eventos como esse é alinhar procedimentos e promover treinamento e participação. “Além de ouvir os profissionais, a reunião foi um momento de troca de experiências e melhor integração do grupo, com o objetivo em comum de crescimento da Raça Devon”, avaliou.

Participaram desta edição inspetores técnicos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além dos técnicos de plantas frigoríficas, que atuam diretamente na certificação da carne dentro dos Frigoríficos São João (SC) e Famile (RS).

A Associação Nacional de Criadores (ANC),foi representada pela Superintendente Silvia Freitas e pelo Presidente do Conselho Técnico, Flávio Alves. Já a diretoria da ABCD esteve presente com a Presidente Simone Bianchini e o Vice-Presidente Comercial Gilson Barreto Hoffmann.

O encontro começou com uma parte teórica, em que a Superintendente da ANC, Silvia Freitas, falou sobre a atualização das regras de registro, incluindo a parte burocrática do processo. A consolidação do biotipo da raça Devon, tanto para machos quanto para fêmeas, também foi debatida especialmente com os técnicos de campo. Segundo Silvia, o diferencial desse ano foi o fomento ao melhoramento genético da raça. “Fizemos um trabalho de incentivo aos técnicos, para que despertem nos criadores o interesse por animais registrados. Acreditamos que em dois anos a gente já consiga resultados bem positivos em nível de Sumário de Touros”, explicou.

O presidente do corpo técnico da ABCD, Lucas Hax, abordou os Programas de Carne Certificada e de Certificação de Terneiros, além de reafirmar a importância do fomento de registrados Devon. “A ABCD vem trabalhando na interligação desses programas, em benefício da qualidade dos animais e do produto final, que é a carne”, afirmou.

A tarde, houve um curso para credenciamento desses inspetores técnicos como avaliadores do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte, o Promebo. A parte prática foi realizada na Cabanha Santa Lúcia, em contato direto junto ao rebanho Devon da propriedade.

O encontro foi encerrado com um delicioso churrasco de novilha Devon oferecido pela própria Cabanha Santa Lúcia.

Botão Voltar ao topo