Rio Grande do Sul

Resolução de conflitos prioriza o convívio escolar em Viamão

Viamão estabeleceu um modelo de resolução de conflitos não punitivo dentro da escola, baseado em valores. O objetivo é a reparação dos danos causados às partes envolvidas e, quando possível, a reconstrução das relações rompidas.

Essa é a definição do Circulo de Construção de Paz, que oportuniza o diálogo e que já vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social no CRAS Martinica e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Genésio Pires, em Itapuã, na tentativa de prevenir situações de violência.

Na Genésio Pires, foi assinado ontem (12) um acordo entre nove alunos que participaram de uma briga. Depois de vários encontros, um termo foi assinado e todos já estão amigos novamente. “O princípio do círculo é que cada participante se sinta igual em relação aos demais. A simbologia do círculo evoca os sentimentos de unidade, interdependência e encontro. Aqui queremos estimular o diálogo para que eles tenham espaço para falar e também para escutar opiniões diversas em relação a diferentes temáticas, inclusive a violência no ambiente escolar”, explica o secretário da Cidadania e Assistência Social de Viamão, Leandro Aguirre.

“Com o trabalho, é possível conhecer melhor os alunos e entender seus comportamentos, abrindo espaço para que dialoguem sobre seus problemas. Além disso, as atividades também podem ser colocadas em prática quando há conflitos, com o entendimento sobre as motivações que geraram os conflitos e a restauração das relações”, enfatiza o secretário.

Projetando meu futuro

Em um dia qualquer, no corredor da Genésio Pires, a assistente social da SMCAS Jaqueline Barcelos de Souza, facilitadora e uma das coordenadoras do Círculos, foi chamada por uma turma do terceiro ano, que, na época, estava se preparando para prestar o ENEM : “Eles estavam muito assustados, não só pela prova em si, mas com o futuro deles. Foi aí que implantamos o ‘Projetando meu Futuro'”, explica a servidora do município.

Com as atividades e as trocas de experiências foi possível promover a integração desses alunos entre si, com os professores e com a comunidade escolar em geral. “Eles tornaram-se mais tranquilos e confiantes, não só para prestarem o ENEM, mas para descobrirem o que querem para o seu futuro. O Círculo de Construção de Paz não serve apenas para prevenir violências ou resolver casos em que a violência já tenha sido usada. É também muito produtivo para ajudar alunos, professores, e pessoas em geral nos mais diversos problemas que elas estão enfrentando”, finaliza Jaqueline.

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