Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves sedia Conferência de Educação Ambiental

Até esta terça-feira, 19, Bento Gonçalves reúne profissionais da educação e do meio ambiente para discutir sobre educação ambiental na Conferência Internacional, que está sendo realizada na Fundação Casa das Artes. Durante o evento serão apresentadas e divulgadas experiências existentes no Brasil na área de educação e empresarial.

Fotos: Franciele Gonçalves

Os alunos da Escola Municipal Vânia Medeiros Mincarone abriram a atividade nesta segunda-feira, 18, com uma apresentação alusiva ao meio ambiente e recitaram versos sobre o cuidado com a vida marinha e excesso de consumo.

No mês de abril, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) completou 20 anos. A atividade traz também uma avaliação, perspectivas e estratégias futuras da legalização. A presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, Arlinda Cezar-Matos, destacou a importância de falarmos a mesma língua quando se trata de meio ambiente. “Se eu tivesse poder para decidir que o povo brasileiro tivesse que cumprir apenas uma lei, seria a educação ambiental. Uma vez cumprida, ela dispensa todas as outras, pois a pretensão é tornarmos seres humanos ainda melhores”, pontuou.

A educação ambiental deve ser entendida como uma mudança cultural necessária e a política de educação no Brasil deve ser implementada considerando dois grandes públicos: as instituições de ensino (educação ambiental formal) e outras instituições (educação ambiental não formal).

O auditor Público externo do Estado do RS – Tribunal de Contas –
Leo Arno Richter, ressaltou as atividades realizadas em prol da área no âmbito Estadual. “Dentro da ideia de uma educação ambiental, pode-se compreender onde as metas estão mais avançadas e onde não estão”, observou.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, agradeceu a escolha de Bento Gonçalves como cidade sede. “Parabéns a equipe organizadora e ao setor de Educação Ambiental em Bento Gonçalves pela organização. Desejamos uma boa estada e boas vindas a todos! Que sejam dias de muito aprendizado e esclarecimentos”, disse.

O evento reunirá professores das escolas públicas e privadas, profissionais da área ambiental dos setores público e privado, gestores, comunicadores e públicos interessados, visto a importância do tema no contexto atual e a necessidade de disseminar boas práticas de responsabilidade ambiental.

SERVIÇO
Conferência Internacional de Educação Ambiental
Data: 18 e 19 de novembro de 2019
Local: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto. Bento Gonçalves/RS)
Informações: www.institutoventuri.org/CIEducA
Facebook: /CIEducA
Instagram: @ci_educa

Botão Voltar ao topo