Rio Grande do Sul

Santa Cruz abre cadastro para castrações de cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul (Sesa) abriu nesta terça-feira, 19, o cadastro para as castrações que serão feitas pelo Castramóvel. Os registros devem ser feitos até as 14 horas de sexta-feira, 22, pelo endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwLiU5mhjkRxrFykkT9mDb_BOD_iEYzJp0_Ja7b8Fuo4FYEA/viewform.

“Estamos liberando um pré-cadastro para levantar as demandas dos bairros. Depois, vamos fazer um comparativo com a situação epidemiológica do município para definir os locais que serão atendidos”, explica a coordenadora do Programa de Controle da Leishmaniose, médica veterinária Daniela Klafke.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as castrações serão gratuitas e todos os gatos e cães que passarem pelo procedimento também serão microchipados. O limite animais castrados será dez por residência. As cirurgias ocorrerão aos fins de semana, com uma média de cinco por turno. Conforme Daniela, os tutores deverão passar por uma palestra sobre posse responsável, além de informações de pré e pós-operatório para habilitarem seus animais.

Entre os itens que precisam ser preenchidos no cadastro online estão dados do tutor, como CPF, endereço, nome completo, renda familiar, data de nascimento e telefone, e dos animais, a quantidade e o sexo. Em outra etapa, a Sesa também estuda disponibilizar um cadastro presencial. A expectativa é de que até o fim do ano o Castramóvel já esteja em operação em Santa Cruz.

Botão Voltar ao topo