Rio Grande do Sul

Gravataí debate o autismo durante fórum regional

Aconteceu nesta quarta-feira (20), em Gravataí, no CTG Aldeia dos Anjos, o Fórum Temático: Conversando sobre Autismo, promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), com apoio da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A atividade teve como palestrante a servidora técnica da Faders, Clarissa Alliatti Beleza, que abordou o tema “Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Abordagem clínica e pedagógica, convivência familiar e a inserção social das pessoas autistas foram os tópicos tratados por Clarissa no encontro, que possui grande experiência na área.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição resultante de uma complexa desordem no desenvolvimento cerebral. Engloba o autismo, a Síndrome de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância e o transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado. Acarreta, assim, modificações importantes na capacidade de comunicação, interação social e comportamento. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Botão Voltar ao topo