Rio Grande do Sul

Santa Maria realiza 7ª Carreteada da Canção e Poesia Nativa e 7ª Festa dos Carreteiros

Dois grandes eventos tradicionalistas vão agitar a Colônia Toniolo, no Distrito de São Valentim, interior de Santa Maria, neste final de semana. De sexta (29) a domingo (1º) acontecem a 7ª Festa dos Carreteiros e a 7ª Carreteada da Canção e Poesia Nativa.

O público vai ter a chance de assistir e ouvir apresentações musicais, poesias, mostras de trabalhos, jogos campeiros, rodeios artísticos, danças de salão, chula, declamações, desfiles de representações tradicionalistas e shows com Beto Pires e Wilson Paim.

Foram inscritas 170 músicas e 90 poesias para competir na 7ª Carreata da Canção e Poesia Nativa. Após triagem, a organização do evento escolheu 16 músicas e oito poesias originais.

Uma novidade desta edição do evento é que, além, da categoria adulta, haverá a infantojuvenil. Às 9h de sábado, o palco será ocupado por 12 artistas mirins. Os melhores serão premiados com 10 iphones que foram doados pela Receita Federal.

Já as apresentações da categoria principal ocorrerão entre sexta e domingo, durante a noite. No domingo, serão divulgados os vencedores, que serão premiados com troféus e dinheiro.

A abertura dos eventos está prevista para as 19h de sábado, com a chegada da Chama Crioula. Na mesma oportunidade serão prestadas homenagens ao patrono do evento, Júlio Toniolo, e ao escritor Humberto Gabbi Zanatta.

Os eventos têm apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT). A promoção é da Associação Comunitária das Colônias Conceição e Toniolo. A realização é de Iara Druzian. Já o Financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e da Prefeitura de Santa Maria.

Botão Voltar ao topo