Rio Grande do Sul

Presídio de São Francisco de Paula tem padaria interna

Detentos produzem, em média, 300 pãezinhos por dia

Uma parceria entre a direção do Presídio Estadual de São Francisco de Paula (PESFP), o Conselho da Comunidade, o Poder Judiciário e a prefeitura tornou possível a produção de pães na padaria interna da casa prisional, na Serra.

Um apenado, padeiro profissional, conta com a ajuda de quatro detentos, para produzir, em média, 300 pãezinhos por dia, auxiliando na alimentação de apenados e servidores. O excedente da produção é doado para a Apae e outras instituições sociais. Os insumos, como a farinha e o leite, são fornecidos pelo Conselho da Comunidade e Poder Judiciário.

Para o administrador do PESFP, Wagner Pimentel, a iniciativa tornou-se um trabalho muito importante. “Os produtos têm qualidade, além de o projeto incentivar o trabalho prisional, com foco na inclusão social”, explicou.

A parceria com as instituições garante uma visibilidade positiva das ações da casa prisional e dos apenados. “Por meio do trabalho e da visibilidade, podemos, aos poucos, desconstruir preconceitos estabelecidos pela sociedade”, afirma Pimentel.

Os doces e pães produzidos na padaria do presídio também são solicitados para eventos sociais da cidade. “Os apenados sentem-se estimulados a ajudar as pessoas mais carentes do município, além de terem direito à remição da pena pelo trabalho desenvolvido”, disse Pimentel.

Botão Voltar ao topo