Cidades do RSRio Grande do Sul

Plantio de palmeiras garante sustento aos índios em Torres

Torres realizou mais uma etapa do projeto Yui-a-Porã nesta quarta-feira (4), na Aldeia Nhu-Porã, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca em parceria com a Ong Onda Verde. Foram plantadas 40 mudas de Palmeira Juçara com cerca de um metro de altura, procedentes do viveiro da Ong. A medida visa proporcionar às famílias da Aldeia, maior subsistência e aumento da renda no futuro. O projeto consiste na exploração da espécie pelos índios guaranis da Aldeia localizada no Campo Bonito.

A área tem espaço para 80 mil mudas, informa o engenheiro agrônomo do município, Gerson Luiz Nardi. O agrônomo explica que a palmeira juçara ficará adulta em cerca de cinco anos, quando já poderá ser colhido o palmito, a fruta açaí, e até a madeira no futuro. Cerca de mil mudas já foram plantadas na Aldeia Guarani na primeira etapa. Na segunda etapa, mais 150 mudas.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca e da Onda Verde, e contará com tantas etapas que se fizerem necessárias para atingir as 80 mil mudas.

Nardi e integrantes da Ong, junto com o cacique Mário, prestavam informações sobre o plantio para as crianças presentes, cerca de 30. Leonila Quartiero Ramose e Marliza Terezinha Maia representaram a Onda Verde, entre outros. As mudas foram recolhidas do viveiro de Marilza.

Botão Voltar ao topo