DestaqueRio Grande do Sul

Colheita da Uva em Ametista do Sul é aberta oficialmente

Neste sábado (7) foi aberta oficialmente a Colheita da Uva em Ametista do Sul. O evento, realizado na comunidade da Linha Alta, interior do município, reuniu mais de 120 pessoas.

Publicidade

Para qualificar a atividade da viticultura no município, uma palestra técnica foi realizada paralela à programação. O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, Lucas Garrido, explanou aos produtores sobre manejo da videira e controle de doenças.

A 4ª edição da Abertura da Colheita da Uva foi promovida pela Emater/RS-Ascar, que é conveniada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Prefeitura de Ametista do Sul, Secretaria Municipal da Agricultura, Coperametista, comunidade da Linha Alta e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Para realização do evento, as entidades contaram com o apoio da Sicredi, Grupo Creluz e Vinícola Cave de Cristal.

A viticultura se destaca no município de Ametista do Sul como atividade produtiva geradora de renda e com maiores possibilidades de sucessão familiar, tendo como exemplo de sucessão a família Litkoski, anfitriã da Abertura Oficial da Colheita da Uva deste ano. O município de Ametista do Sul possui aproximadamente 190 hectares de videira, com finalidade comercial, com mais de 50 produtores envolvidos direta e indiretamente na produção. Estes cultivam, principalmente, Niágara Branca, Niágara Rosa, Bordô, Isabel, Cabernet Sauvignon, com uma produtividade aproximada de 15 toneladas por hectare.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo