NotíciasRio Grande do Sul

Ação integrada resgata 19 pássaros silvestres em São Leopoldo

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) resgataram 19 pássaros silvestres nos bairros Rio dos Sinos, Feitoria e Campina, em São Leopoldo, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, os animais das espécies canários terra, azulão, coleirinhos, trinca ferro e frade foram soltos em área ambiental próxima ao Parque Imperatriz Leopoldina.

O inspetor do GDA, Nilton Souza, destacou a parceria e as ações que serão mais frequentes de forma conjunta visando combater ao crime. “Esta semana iniciamos as ações o Cartório Ambiental visando o combate ao crime de forma integrada e fortalecendo cada vez mais o trabalho e vamos averiguar cada vez mais as denúncias feitas através da Ouvidoria e Ministério Público “, ressaltou.

A lei Nº 9.605 estabelece que matar perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é considerado crime. As multas com relação a manter pássaros silvestres em cativeiro podem variar de 50 a 500 UPMs. O valor da UPM em São Leopoldo para o ano de 2019 é R$ 3,79.

Botão Voltar ao topo