Caxias do SulDestaque

Educação Ambiental do Samae atende nove mil pessoas em 2019

Equipe é responsável por realizar Roteiro Caminhos da Água e palestras educativas, além de participar de eventos da comunidade

A equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) promoveu atividades para aproximadamente nove mil pessoas em 2019. Foram realizados 80 roteiros Caminhos da Água para 2,1 mil crianças. Neles, elas visitam uma estação de tratamento de água e de esgoto, recebendo informações sobre seu funcionamento.

Publicidade
Foto: Ana Paula Rossi

Os educadores ambientais realizaram também 39 palestras para 1,9 mil pessoas, apresentando temas como consumo consciente, importância do ciclo hidrológico e funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto. A equipe ainda atendeu cerca de cinco mil pessoas nas 10 edições do Programa Caxias Mais Feliz e em eventos como Semana da Água, Feira do Livro e Festa da Uva.

O principal objetivo do núcleo de Educação Ambiental é promover ações, principalmente junto às crianças, mostrando a importância da preservação da água e do meio ambiente. Por isso, durante a participação nos eventos, são realizadas atividades como pintura de desenhos e copos reutilizados, jogos educativos e distribuição de material. Além disso, em muitos deles, há a presença do Samaezito, mascote que representa o Samae.

A diretora-presidente da autarquia, Amarilda Bortolotto, destaca a importância do trabalho da equipe, formada por estudantes de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, com supervisão da área técnica. “O núcleo de Educação Ambiental do Samae é dedicado a promover a conscientização, principalmente junto às crianças, sobre o uso correto e a importância da água, do meio ambiente e de outros temas relacionados”, explica Amarilda.

Todas as atividades da Educação Ambiental do Samae são gratuitas. Os agendamentos para os roteiros de 2020 iniciam em fevereiro. Já as palestras para escolas de Educação Infantil podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a disponibilidade, por meio do telefone (54) 3220 8600, ramal 216.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.