Rio Grande do Sul

Arte na Parada abre inscrições em Rio Grande

O projeto que propõe a democratização da arte e da cultura nos abrigos de ônibus, o Arte na Parada, está com inscrições abertas para a sua 3ª Fase. O edital já está disponível para consulta pública e, nessa edição, abre chamadas para intervenções em grafite alusivas à temática do Programa Rio Grande ComVida, com destaque para as belezas naturais do município, suas manifestações culturais, importância histórica e demais características que dialoguem com o fortalecimento do pertencimento e valorização da cidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente do dia 15 de janeiro a 28 de fevereiro, das 13h às 18h, na sede da Secretaria de Município da Cultura, localizada na rua General Vitorino, 666.

De acordo com o edital, são permitidas a inscrição ilimitadas de propostas, que serão selecionadas por uma comissão de avaliação composta por membros indicados pela Secult e pela Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, através de titulares das respectivas pastas. As avaliações serão pautadas pelos critérios de qualidade/consistência artística, originalidade, criatividade, visibilidade técnica e coerência com a temática proposta. Serão disponibilizadas, ao todo, 92 vagas para intervenções em grafite nas paradas de ônibus do município. Cada projeto, após selecionado, terá o prazo de até 60 dias para a realização da obra e receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 420,00. A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 6 de março de 2020.

Arte na Parada

O Arte na Parada é uma ação transversal da Prefeitura Municipal do Rio Grande, que envolve as Secretarias de Município da Cultura e de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, artistas urbanos e a sociedade civil. Seu objetivo é democratizar a arte urbana, preservar o patrimônio público, fortalecer as relações de pertencimento e apropriação cidadão e cidade e humanizar os espaços públicos, através de intervenções de grafite nas paradas de ônibus do município. A ação esteve inserida dentro das comemorações alusivas aos 280 anos de Rio Grande, ocorrido em 2017, e, mais recentemente, no contexto do Programa Rio Grande ComVida, da Prefeitura de Rio Grande.

Botão Voltar ao topo