Rio Grande do Sul

Operação RS Verão Total inicia hoje

A Operação RS Verão Total inicia hoje (21) e se estende até 2 de março. Entre efetivos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mais de 3,2 mil homens e mulheres irão reforçar as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o Litoral. A presença também estará ampliada na Serra, na Costa Doce e nas fronteiras. No total, durante o período da Operação, o Estado vai investir R$ 23 milhões para o custeio e diárias do reforço da segurança no veraneio.

Com capacitações realizadas entre novembro e a primeira quinzena de dezembro, o CBMRS formou 389 guarda-vidas civis temporários que irão se somar aos 664 militares da corporação (371) e da BM (258), num total de 1.053 que irão atuar em vigilância e salvamento nas praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos.

Outros 64 bombeiros irão trabalhar na prevenção de incêndios, serviços administrativos e projetos sociais. Em parceria com os municípios, foram preparados 268 postos de salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas durante a Operação RS Verão Total. Serão 206 pontos no Litoral Norte, 26 no Litoral Sul e 36 em águas internas.Em Tramandaí, o CBMRS inaugurou a nova sede administrativa do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM). O prédio foi construído com verba do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) do município, com apoio da Divisão de Logística e Patrimônio do CBMRS e da Construtora e Incorporadora Coruja. Localizado na avenida Beira-Mar, de frente para as areias da praia, a nova estrutura também servirá de base avançada para bombeiros e guarda-vidas na operação.

Outra novidade deste veraneio é que, além das bandeiras tradicionais, localizadas acima das guaritas para indicar as condições das ondas, também serão afixadas flâmulas perto da água, demarcando a área mais segura para banho nas proximidades dos postos de salvamento.

A sinalização à esquerda e à direita dos postos de salvamento vai variar conforme a cor da bandeira: 50 metros, para bandeira vermelha, 100 metros para bandeira amarela, e 150 para metros para bandeira verde.

O CBMRS vai utilizar ainda 20 quadriciclos para patrulhamento na praia, ampliando a cobertura de vigilância, e fará a distribuição de folders, cartilhas e leques com instruções e cuidados para os banhistas, bem como pulseiras de identificação para crianças.

O público infantil também receberá atenção especial da BM, que terá como novidade na Operação RS Verão Total a participação de policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que irão desenvolver palestras e atividades de promoção à qualidade de vida nas seis Bases Móveis Comunitárias instaladas nas orlas de Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Cidreira e Cassino. Os micro-ônibus da BM também farão a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e servirão como ponto de encontro e acolhimento a pessoas que se perderam de amigos e familiares.

Além dos efetivos orgânicos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral, do CRPO do Sul, do Comando Ambiental (CABM) e do Comando Rodoviário (CRBM), a Brigada vai suplementar a atuação com policiais militares do interior e da capital, totalizando 1.080 brigadianos empregados na Operação RS Verão Total. Esse contingente ainda contará com o auxílio da tecnologia para agilizar o atendimento ao cidadão. É o primeiro verão em que os policiais farão uso do BMMob, aplicativo que permite o registro de boletins de ocorrência e termos circunstanciados direto em smartphones e tablets, diminuindo em até cinco vezes o tempo de atendimento, além de eliminar o uso de papel e facilitar o trabalho dos PMs.

Botão Voltar ao topo