Rio Grande do Sul

Gravataí realiza ceia de Natal no albergue municipal

Uma mesa farta, com muitas frutas, saladas e demonstração de afeto. Assim foi a Ceia de Natal dos usuários da Casa do Bem, que é mantida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS). Na última terça-feira, 24, os homens e mulheres que passaram pelo local foram acolhidos e puderam experimentar um pouco do espírito natalino.

No início da noite, às 19h15, o local abriu as portas para as pessoas entrarem, tomar banho e se preparar para a Ceia. Às 20h30, a janta de Natal, preparada pela equipe da Casa do Bem, foi servida e todos celebraram.

O local, que atende pessoas adultas desabrigadas por abandono, migração e ausência de residência, ou ainda, pessoas em trânsito, representa mais um investimento do município no cuidado com o próximo. A coordenadora da Casa do Bem, Marja Menezes, contou como foi a celebração. “Recebemos 25 pessoas. Elas ceiaram e depois assistiram um filme a sua escolha. Foram seis aves natalinas, muitas frutas, salada, suco e sobremesa. Alguns não pernoitaram pois estão, aos poucos, resgatando os vínculos com as suas famílias”.

Casa do Bem

O local oferece condições necessárias para desenvolver o serviço de acolhimento institucional, seguindo as diretrizes da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. A capacidade de atendimento é para 40 adultos/noite – cerca do dobro do que era oferecido nas antigas instalações – sendo 28 vagas masculinas e 12 femininas.

A casa dispõe de ambientes climatizados, com seis quartos coletivos para repouso, espaço de estar e convívio, guarda de pertences, lavanderia de roupas, toilettes para banho e higiene pessoal, refeitório, sanitários e entrada com acessibilidade. Também estão inclusos no serviço oferecido aos usuários jantar e café da manhã.

A equipe multiprofissional que faz o atendimento é composta por assistentes sociais, cuidadores, serviços gerais, cozinheiras e uma coordenadora. A Casa do Bem funciona no período noturno, com ingresso às 19h e saída às 6h30.

Botão Voltar ao topo