Cidades do RSRio Grande do Sul

Taquara inicia recadastramento do cartão do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Taquara inicia amanhã (3) o recadastramento do cartão do SUS em todas as unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros e localidades do interior. Até o dia 17 de janeiro, o recadastramento será realizado na UBS do bairro Eldorado.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Vanderlei Petry, Taquara possui aproximadamente 57 mil habitantes, de acordo com os números do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas contabiliza cerca de 70 mil cartões do SUS.

“Nós já vínhamos, há algum tempo, percebendo a necessidade de fazer o recadastramento do cartão do SUS, pois notamos que muitas pessoas tinham um cartão de Taquara e também de outra cidade, e isso também ocorre com moradores de outros municípios, que possuem o cartão de sua cidade de origem e aqui de Taquara”, relatou Petry.

Essa medida tomada pela Secretaria de Saúde de Taquara vem de encontro a uma solicitação do Ministério da Saúde, que anunciou que durante todo o ano de 2020 haverá mudanças na forma de financiamento da atenção básica do SUS, principalmente das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em todos os municípios brasileiros.

O Ministério da Saúde verificou que, atualmente, repassa para os municípios brasileiros recursos necessários para manter 45 mil equipes de ESF, que deveriam estar atendendo, em média, 4 mil pessoas por equipe, totalizando em torno de 180 milhões de brasileiros cobertos com esses serviços.

Ao analisar a plataforma e-SUS, onde estão inseridos os números de famílias e pessoas cadastradas com o cartão do SUS, o Ministério da Saúde verificou que, ao invés de 180 milhões, há apenas 85 milhões de brasileiros cadastrados recebendo investimentos na área da Saúde. E solicitou que, a partir de 2020, todos os municípios do Brasil deverão realizar o recadastramento das pessoas na plataforma e-SUS.

Como Taquara já estava em fase de planejamento do recadastramento do cartão do SUS, a partir de hoje, automaticamente, o morador do município que fizer o recadastramento do seu cartão do SUS também já será recadastrado na plataforma e-SUS.

“É importante que o cidadão taquarense perceba que, cada município recebe recursos do Governo Federal de acordo com a sua população, tanto para comprar remédios, quanto para os atendimentos médicos, e esse dinheiro vem de acordo com o número de habitantes que temos aqui. Então, cada vez que um taquarense empresta o seu endereço para alguém de fora fazer o cartão do SUS também está tirando um pouco de si e de outras pessoas para dar a moradores de fora”, alertou o Secretário de Saúde de Taquara.

A servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Heitelvan, integrante do Programa Saúde na Escola e responsável pelo recadastramento do cartão SUS no município, informa que os trabalhos serão realizados por zoneamento e não no município como um todo, em função da necessidade de se criar uma estrutura de recursos humanos e recursos técnicos para a realização deste trabalho.

Concluído o recadastramento na UBS Eldorado, que seguirá até o dia 17 deste mês, os trabalhos serão realizados na UBS Santa Maria, do dia 20 a 31 de janeiro, no horário das 7h30 às 13h30. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde de Taquara é de que o recadastramento do cartão do SUS em todo o município seja concluído até o mês de maio, incluindo os moradores das localidades do interior do município.

Botão Voltar ao topo