DestaqueLitoralSanta Catarina

Praias de Balneário Camboriú estão com balneabilidade plena

Boas notícias marcam o início de 2020 para moradores e turistas de Balneário Camboriú, principalmente àqueles que frequentam as praias da cidade. Com a coleta realizada na última segunda-feira (30/12) pelo Freitag Laboratórios Ltda, indicando todos os 15 pontos analisados como próprios para o banho, a água do mar na Praia Central, Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, se enquadram na classificação excelente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Isso porque, a Resolução 247/2000 do Conama considera as águas próprias para o banho como excelente, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 250 coliformes fecais (termotolerantes) ou 200 Escherichia coli ou 25 enterococos por l00 mililitros. Em Balneário Camboriú, todos os 15 pontos analisados pelo Município se enquadram nesta classificação: Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras (em frente ao ponto de ônibus e à Escola Municipal), Laranjeiras, frente a Rua 4009 – Pontal Sul, Rua 4000, Rua 3500, Rua 3000, Rua 2500, Rua 2000, Rua 1400, Rua 51, Rua 1001, Pontal Norte.

Publicidade

A partir desta semana até o início de março, as coletas passam a ser três vezes por semana. “Por ser uma cidade turística, Balneário Camboriú precisa ter o acompanhamento da balneabilidade com mais frequência, principalmente na temporada de verão”, menciona o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

O resultado positivo na balneabilidade das praias, se dá ao constante trabalho no cuidado com as águas do mar e rios, intensificado desde 2018 com ações do Governo Municipal por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Secretaria do Meio Ambiente e outros órgãos.

“Seguimos avançando no compromisso com o meio ambiente e nossas águas. Atualmente Balneário Camboriú possui 95% de rede coletora implementada, sendo uma das cidades mais saneada do Estado e do país. Intensificamos a fiscalização das ligações irregulares pelo Programa Se Liga na Rede com mais de 53 mil vistorias realizadas, contribuindo para a regularização dos imóveis, além do rigor na legislação e multas severas aos poluidores. Destacamos ainda, outro fator que contribuiu com a conquista de águas limpas nas praias, que foi a efetivação do novo emissário, contribuindo significativamente para que não ocorressem extravasamentos na região Norte, assim como a obra do Molhe do Pontal Norte, que além de ser um novo ponto turístico auxiliou na balneabilidade de um ponto historicamente problemático”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira, mencionando ainda as ações de educação ambiental como o Programa Praia Limpa e Recicla BC.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar