NotíciasRio Grande do Sul

Lixo irregular localizado no bairro São José, em São Leopoldo

A equipe de Fiscalização da Diretoria de Limpeza Pública, de São Leopoldo, identificou resíduos especiais descartados irregularmente em via pública, próximos a uma área verde do bairro São José. A ação ocorreu durante uma vistoria realizada ontem (7). Através da verificação do material descartado irregularmente no local, foi possível identificar os geradores dos resíduos, que serão autuados por descarte irregular de resíduos sólidos especiais.

Conforme alerta a diretoria de Limpeza Pública, ao contratar serviços de transporte e destinação de resíduos da construção civil e extradomiciliares é preciso se certificar do destino correto dos resíduos. Além de ter o dever de remover os resíduos do local o infrator quando identificado fica sujeito a multa.

Entrepostos

São Leopoldo tem três postos de recolhimento de resíduos extradomiciliares, os entrepostos, que recebem até um metro cúbico (o equivalente a um reboque cheio), por pessoa, a cada mês. Os pontos de coleta de entulhos domiciliares são uma iniciativa da Prefeitura para acabar com os focos de descartes irregulares, ou seja, ruas, terrenos, praças. Os entrepostos recebem, de forma gratuita, o descarte de entulhos como pneus, móveis inservíveis e galhos de poda de forma gratuita. Após passar por uma triagem os resíduos são destinados aos locais de reciclagem.

Os entrepostos integram o Programa Cidade Limpa e Consciente que possui três eixos de atuação: serviços públicos (serviços de capina, roçada, pintura, coleta e entrepostos de descarte), conscientização e fiscalização.

Como descartar corretamente

Cada cidadão pode descartar até um metro cúbico por mês, após fazer um cadastro apresentando documento de identificação. Cabe ao cidadão a despesa com o transporte dos entulhos até os postos de coleta.

Locais e horários de atendimento

Bairro Scharlau – avenida Leopoldo Albino Scherer, 430. Atendimento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e nos sábados das 7h30 às 16h30.

Bairro Feitoria: avenida Feitoria, próximo à Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo. Atendimento: de segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Bairro Duque de Caxias: rua Nereu Ramos esquina com a rua Porto Velho. Atendimento: de segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30.

Botão Voltar ao topo