Cidades do RSRio Grande do Sul

Camarão rosa está com a pesca liberada em Tramandaí

O IBAMA/RS liberou oficialmente no dia 8 de janeiro de 2020 a pesca do camarão rosa (farfantepenaeus paulensis) no estuário do Rio Tramandaí.

Os mais de 460 pescadores de Tramandaí e Imbé, com inscrição junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, podem pescar camarões que tenham mais de nove centímetros de comprimento. A liberação baseia-se no relatório técnico do Ceclimar. No dia 6 de janeiro deste ano, duas equipes efetuaram a captura de cerca de 363 exemplares de camarão e destes, 92,2% estavam acima do tamanho mínimo permitido.

A Secretaria de Pesca e Agricultura do Município de Tramandaí tem acompanhado a evolução dos crustáceos: “Ficamos muito contentes com a liberação da pesca. Que possamos ter uma grande safra”, disse o Secretário Beto Ceneu.

A Prefeitura de Tramandaí recebeu o documento oficial liberando a pesca, assinado pelo Superintendente Substituto do IBAMA/RS, Paulo Guilherme Carniel Wagner, que lembrou que a utilização de técnicas e petrechos proibidos, prática de pesca profissional por pescadores não registrados e o descumprimento em relação ao tamanho mínimo do camarão, transporte e comercialização poderão levar a sanções previstas na Lei.

Botão Voltar ao topo