NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul passa a integrar a Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Reunião de oficialização de adesão ao grupo ocorreu na manhã desta sexta-feira, com a presença do Secretário Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles

A Prefeitura de Caxias do Sul formalizou nesta sexta-feira (10/01) a adesão à Região Metropolitana da Serra Gaúcha. O Prefeito Flávio Cassina entregou a lei de adesão do Município ao Secretário Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles. Participaram da reunião secretários municipais interinos,. vereadores, lideranças comunitárias e empresariais e integrantes do MobiCaxias.

A lei 8.477 de 27 de dezembro de 2019, que autoriza o município de Caxias do Sul a integrar a Região Metropolitana da Serra, é de autoria dos vereadores Felipe Gremelmaier e Gustavo Toigo. Gremelmaier, presente no ato, lembrou que há três anos está trabalhando pela nova legislação.“Era inadmissível que a principal cidade ficasse de fora da Região Metropolitana da Serra Gaúcha e não colaborasse com os municípios vizinhos. Temos agora um fomentador de desenvolvimento conjunto nas mais variadas áreas, como abastecimento de água, infraestrutura, estradas, transportes, saúde, entre outras”, declarou o vereador.

O Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin elogiou o município em aderir ao grupo.

Da mesma forma, se pronunciou o secretário de Estado.”É um passo muito importante para juntos, Municípios e Governo do Estado, resolvermos algumas questões. Como as desapropriações do Aeroporto de Vila Oliva, que é próximo passo que daremos agora com a Prefeitura de Caxias”, anunciou Agostinho Meirelles.

O Vice-Prefeito Edio Elói Frizzo lembrou que a lei nasceu de muitas mãos na Câmara Municipal, pela preocupação com o planejamento territorial.

O Prefeito Cassina concordou que lei da Região Metropolitana está sendo trabalhada há tempos, teria sido pensada ainda na gestão do ex-prefeito José Ivo Sartori, em virtude dos índices das construções habitacionais serem muito mais baixos para uma região, do que para um único município. “As coisas não acontecem como a gente gostaria. Olha quanto tempo para chegarmos até aqui. Então hoje é um momento histórico que temos para amarrarmos os acordos para que nossa região se desenvolva. Que seja o primeiro ato de muitos que virão em prol de nossa região como um todo”, destacou, lembrando que a Câmara Municipal já trabalha conjuntamente com o Parlamento Regional.

Caxias do Sul foi o último município a aderir ao modelo que permite a elaboração de propostas em nível regional, o que pode facilitar repasse de recursos pelo Governo Federal e soluções conjuntas para problemas dos municípios.A lei estava no Executivo desde agosto do ano passado e tinha prazo para ser encaminhada até o final de 2019. Interinamente no cargo de Prefeito no final de dezembro de 2019, Flávio Cassina assinou a participação de Caxias do Sul no grupo, por acreditar no trabalho conjunto a nível regional para as questões dos municípios.

Integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Teresa, Nova Roma do Sul.

Botão Voltar ao topo