DestaqueRS

Prefeitura de Passo Fundo empossa 116 novos servidores

É o maior concurso do município na área de saúde realizado até agora

Um dia marcante para a saúde pública de Passo Fundo. Assim foi esta quarta-feira, 15 de janeiro, quando 116 profissionais tomaram posse para atuar na rede de atenção básica do município, em ato realizado no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Todos foram aprovados no concurso público promovido pela Prefeitura no ano passado, o maior processo da área realizado na rede municipal.

No total, foram chamados 152 concursados: 36 enfermeiros, 60 técnicos de enfermagem, 11 odontólogos, 9 auxiliar de saúde bucal, 14 médicos 20 agentes de endemias I e dois agentes de endemias II (supervisores). Desses, 116 assumiram os cargos como novos servidores.

Publicidade

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, destacou a longa caminhada desde o início de 2013 para regularizar questões apontadas por lei na área da saúde, sendo uma delas migrar da terceirização do setor para o concurso. “Foi um trabalho longo e de planejamento que hoje chega ao fim. Vocês entram pela porta certa, que é a do concurso. Agradeço a todos que ficaram anos no município – alguns permanecem porque também prestaram o concurso e foram chamados – e os novos servidores que entram. Vocês têm meu respeito e minha gratidão. Nossa equipe é formada por pessoas que acreditam na saúde pública, por isso, vamos fazer um grande trabalho”, afirma.

As nomeações ajudam a qualificar a rede municipal de atenção básica, pois os servidores, agora com vínculo com o município, passarão por capacitação permanente. Será possível valorizar e qualificar as equipes, com a estabilidade trazida pelo concurso público.

Para a secretária de Saúde, Carla Crivellaro Gonçalves, o vínculo do servidor concursado na saúde é algo que vem sendo pensado e faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tanto o município como a população ganham. Todo o nosso trabalho é voltado para cuidar das pessoas e tenho certeza que todos vocês farão muito bem isso. Vamos também iniciar um processo de formação para imersão nas atividades da secretaria. Estamos extremamente felizes e agradecemos o empenho de todos. Sejam muito bem-vindos e que vocês tenham uma vida longa e feliz como servidores públicos”, frisa.

Publicidade

Os profissionais atuarão em unidades de saúde com o intuito de qualificar a assistência e a promoção de saúde da população. Os concursados também receberão cursos de capacitação como gestão das ferramentas utilizadas no sistema público e saúde mental, buscando melhorar o atendimento nas áreas.

O vereador Ronaldo Rosa esteve presente no evento e lembrou da tramitação do projeto na Câmara. “Esse é um projeto que veio do Executivo para a Câmara e ficamos muito felizes em aprová-lo. É um dia histórico e que vem sendo esperado há mais de 10 anos. Muda a vida de vocês e da população. Que vocês sejam muito felizes nessa nova carreira”, disse.

Desde 2013, a Prefeitura vem trabalhando para melhorar a estrutura da rede de saúde. Já foram entregues 15 novas unidades básicas e o Hospital Municipal Dr César Santos está recebendo a maior obra de sua história. Também foram criados novos serviços como o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantil e o Centro de Referência da Saúde da Mulher, além de programas como o Farmácia Mais Perto, Meu Bebê Meu Tesouro, Olhar de Criança e Vacinação em Casa. Para qualificar toda essa rede, estão sendo nomeados os novos servidores.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar