NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas: Prefeitura está recuperado trapiche do Laranjal

Trabalho conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Rural, Obras e Pavimentação, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Sanep

O trapiche do Laranjal, interditado por ação preventiva da Defesa Civil, passa por recuperação com a realização de trabalho conjunto das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Obras e Pavimentação (Smop), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e Sanep. Considerado ponto turístico e utilizado para descanso, lazer e pesca, o trapiche passa por intervenções que abrangem a estrutura, o assoalho e os guarda-corpos.

O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, esclarece que a Secretaria, após o trapiche ter sido atingido por adversidades climatológicas e interditado pela Defesa Civil, elaborou relatório sobre as condições das estruturas. Com base nos dados, foi desencadeada a força-tarefa de recuperação do local.

Equipes já estão trabalhando no trapiche para recolocá-lo em uso – Fotos: Janine Tomberg

A primeira etapa é a substituição de 15 estacas de sustentação e implantação do sistema de travamento, com travessas de madeira entre os esteios, para tirar a sensação de balanço. Reydams lembra que, há oito anos, quando o trapiche passou por reforma, foram construídas áreas de contemplação (apêndices) a cada 70 metros da estrutura, para dar maior rigidez. Agora, as travessas reduzirão ainda mais a mobilidade.

Depois do trabalho na estrutura de sustentação, será a vez do assoalho, com a substituição de madeiramento, onde for necessário. A seguir, os guarda-corpos passarão por avaliação.

Espaço para pesca

No final do trapiche, 60 metros são destinados à pesca, a partir da casa de abrigo, estar e contemplação . Desses, dez metros serão liberados para uso, após as obras, e 50 permanecerão interditados. Reydams informa que o espaço que permanecerá sob interdição será liberado posteriormente.

O Setor de Pontes da SDR coordena as ações de recuperação do trapiche, cujas intervenções são realizadas com equipe da Secretaria de Obras Pavimentação.

Botão Voltar ao topo