NotíciasRio Grande do Sul

Mais uma jararaca é capturada em bairro de São Leopoldo

Mais uma jararaca foi resgatada em São Leopoldo. A captura ocorreu nesta terça-feira (21) no terreno de uma casa no bairro Campina e foi realizado pelo Grupamento de Defesa Ambiental, da Guarda Civil Municipal.

Em uma semana esta é a segunda jararaca resgatada em área urbana da cidade, a primeira foi no bairro Duque de Caxias. A jararaca é uma serpente venenosa sua picada causa muita dor e edema no local lesionado. Esses animais alimentam-se principalmente de pequenos roedores, sapos e lagartos.

Hoje também ocorreu o resgate de um gambá no bairro São Borja, após a solicitação de um morador pelo apoio do GDA. Ambos os animais foram soltos em uma área de preservação permanente (app) no bairro Morro do Paula.

Cuidados com animais silvestres

O inspetor responsável do GDA, Nilton César de Oliveira, lembrou que o zoológico não recebe mais estes animais. “O zoológico não recebe mais os animais desde que iniciou o processo de privatização. Então realizamos a soltura em espaços de app do município, ou encaminhamos para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama”, salientou.

De acordo com o inspetor o habitat desses animais silvestres é a mata e aparecem na cidade porque há uma diminuição das áreas ambientais. “Eles estão perdendo o espaço e por isso acabam entrando nas cidades”, salientou Oliveira.

Capacitação

Oito agentes do GDA participaram de uma capacitação promovida em parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul sobre captura e manejo de animais silvestres. O foco da instrução envolveu a lida com serpentes, onde os participantes conheceram instrumentos e técnicas necessárias para a contenção dos bichos.

Botão Voltar ao topo