NotíciasRio Grande do Sul

Jararaca é capturada em pátio de casa, em São Leopoldo

Grupamento de Defesa Ambiental capturou a serpente no bairro Duque de Caxias

Na quinta-feira, 16 de janeiro, o Grupamento de Defesa Ambiental, da Guarda Civil Municipal foi acionado para resgatar uma serpente, da espécie jararaca, em um terreno de uma casa no bairro Duque de Caxias, próximo a uma reserva ambiental.

A jararaca é uma serpente venenosa sua picada causa muita dor, e edema no local. Esses animais alimentam-se principalmente de pequenos roedores, sapos e lagartos. O animal foi solto no Parque do Trabalhador, no bairro Vicentina.

O inspetor responsável do GDA, Nilton César de Oliveira, alerta que o aconselhável ao se deparar com cobras é se possível, deixá-las ir embora. “Não se deve tentar capturar esses animais. O indicado é que se afaste do animal evitando assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareçam mortos.

Na dúvida em relação ao espécime, trate todos os animais como peçonhentos, evitando acidentes e chamando um órgão competente para a captura do animal. Caso for picado peça ajuda e dirija-se ao hospital”, ressaltou.

Capacitação

Oito agentes do GDA participaram de uma capacitação promovida em parceria com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul sobre captura e manejo de animais silvestres. O foco da instrução envolveu a lida com serpentes, onde os participantes conheceram instrumentos e técnicas necessárias para a contenção dos bichos.

Botão Voltar ao topo