Rio Grande do SulSanta Catarina

Turismo: prêmio homenageia profissionais nas categorias Academia e ONGs

Seleção organizada pelo Ministério do Turismo exalta personalidades que atuam para fortalecer o desenvolvimento do setor

Além de consagrar 33 iniciativas que fortalecem o mercado de viagens no Brasil, a 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, entregue no início de dezembro em Belo Horizonte (MG), reconheceu profissionais cujos trabalhos contribuem para o desenvolvimento do setor. A seleção dos agraciados contou com expressiva participação popular pela internet, atingindo o recorde de 60 mil votos.

Na categoria Academia, a grande vencedora foi a professora Susana Gastal, da Universidade de Caxias do Sul (RS). Mestre em Artes Visuais e Doutora em Comunicação Social, a docente é orientadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da instituição, além de autora de vários artigos e livros sobre o segmento.

Susana avalia que o reconhecimento intensifica a união de esforços por avanços junto aos variados atores do turismo, como o poder público e a iniciativa privada. “Essa presença favorece o diálogo entre as áreas, concede visibilidade ao setor acadêmico e reforça o que estamos produzindo”, conta a professora, destacando ainda a relevância do prêmio à Universidade que representa.

Já na categoria Organizações Não Governamentais, o título ficou com Fabiana Dickmann, assessora de Turismo e Cultura da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (SC). Formada em Turismo, a especialista é responsável pelo Projeto Caminhos do Campo, que oferece capacitação a famílias de agricultores interessadas em desenvolver o turismo nas suas propriedades.

Fabiana agradece o apoio recebido e comemora a aclamação da iniciativa. “O trabalho que estamos realizando nos municípios do Alto Vale, que nos rendeu essa conquista, é de turismo no espaço rural, onde estão minhas raízes, a minha família. Estou muito feliz e grata, principalmente aos agricultores que aderiram à proposta e tornaram o Caminhos do Campo uma realidade”, celebra.

EXEMPLOS – O Prêmio, organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo, tem como objetivo identificar, reconhecer e disseminar práticas inovadoras e casos de sucesso no setor. A premiação possui caráter simbólico e é concedida na forma de troféus, entregues aos primeiros colocados de cada categoria, e certificados, conferidos aos finalistas.

Botão Voltar ao topo