NotíciasRio Grande do SulSaúde

Foco da dengue é localizado em Caxias do Sul

Primeiro do ano, as larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontradas no bairro De Lazzer

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou um foco do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika vírus e febre chikungunya, em Caxias do Sul. O criadouro foi localizado pelos agentes de combate às endemias no bairro De Lazzer, durante visitas de rotina. Este é primeiro foco registrado esse ano no município.

As larvas foram encontradas dentro de uma caixa d’água de coleta da chuva, com acúmulo de água parada e em um estado de conservação inadequado. Os criadouros foram completamente eliminados pelos agentes. Agora, a equipe irá inspecionar residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais localizados cerca de até 300 metros próximos do local, visando garantir que não tenha acontecido a proliferação dos insetos.

Segundo Sandra Tonet, coordenadora da Vigilância Ambiental, além dessa inspeção pontual, quinzenalmente a Vigilância monitora os pontos estratégicos, que são locais com mais probabilidade de formação de focos do Aedes aegypti, como cemitérios, borracharias, ferros-velhos. “Ao todo, são 225 pontos estratégicos no perímetro urbano de Caxias do Sul. Os agentes também visitam rotineiramente outros imóveis residenciais, comerciais e industriais da cidade, visando o controle do mosquito”, comenta.

Sandra também informa que até o próximo dia 30, os agentes estarão realizando o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). “A nossa meta é visitar cerca de 6,9 mil residências até o final do mês, todos no perímetro urbano da cidade”, afirma.

LIRAa – O LIRAa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde que busca orientar as ações de controle do inseto transmissor da dengue, zika vírus e febre chinkungunya, priorizando as áreas infestadas pelo Aedes aegypti. O levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas. Com os dados obtidos, analisa-se a necessidade de redimensionar as ações de campo com relação ao controle do mosquito.

A coordenadora ainda cita que, apesar da vigilância permanente da SMS, é fundamental que a população também faça a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito.

Em 2019, 32 focos do Aedes foram encontrados em Caxias do Sul. Para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito Aedes aegypti, a população pode entrar em contato com o Alô Caxias, pelo número 156.

Dicas para evitar o mosquito da dengue

  • – Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
  • – Recolher o lixo do pátio;
  • – Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
  • – Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (não tem custo para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
  • – Tampar caixas d”água;
  • – Colocar telas milimétricas em caixas d”água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
  • – Limpar as calhas;
  • – Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água ;
  • – Eliminar os pratinhos das plantas.
Botão Voltar ao topo