NotíciasRio Grande do SulSaúde

Foco da dengue é localizado em Caxias do Sul

Primeiro do ano, as larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontradas no bairro De Lazzer

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou um foco do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika vírus e febre chikungunya, em Caxias do Sul. O criadouro foi localizado pelos agentes de combate às endemias no bairro De Lazzer, durante visitas de rotina. Este é primeiro foco registrado esse ano no município.

As larvas foram encontradas dentro de uma caixa d’água de coleta da chuva, com acúmulo de água parada e em um estado de conservação inadequado. Os criadouros foram completamente eliminados pelos agentes. Agora, a equipe irá inspecionar residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais localizados cerca de até 300 metros próximos do local, visando garantir que não tenha acontecido a proliferação dos insetos.

Segundo Sandra Tonet, coordenadora da Vigilância Ambiental, além dessa inspeção pontual, quinzenalmente a Vigilância monitora os pontos estratégicos, que são locais com mais probabilidade de formação de focos do Aedes aegypti, como cemitérios, borracharias, ferros-velhos. “Ao todo, são 225 pontos estratégicos no perímetro urbano de Caxias do Sul. Os agentes também visitam rotineiramente outros imóveis residenciais, comerciais e industriais da cidade, visando o controle do mosquito”, comenta.

Sandra também informa que até o próximo dia 30, os agentes estarão realizando o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). “A nossa meta é visitar cerca de 6,9 mil residências até o final do mês, todos no perímetro urbano da cidade”, afirma.

LIRAa – O LIRAa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde que busca orientar as ações de controle do inseto transmissor da dengue, zika vírus e febre chinkungunya, priorizando as áreas infestadas pelo Aedes aegypti. O levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas. Com os dados obtidos, analisa-se a necessidade de redimensionar as ações de campo com relação ao controle do mosquito.

A coordenadora ainda cita que, apesar da vigilância permanente da SMS, é fundamental que a população também faça a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito.

Publicidade

Em 2019, 32 focos do Aedes foram encontrados em Caxias do Sul. Para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito Aedes aegypti, a população pode entrar em contato com o Alô Caxias, pelo número 156.

Dicas para evitar o mosquito da dengue

  • – Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
  • – Recolher o lixo do pátio;
  • – Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
  • – Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (não tem custo para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
  • – Tampar caixas d”água;
  • – Colocar telas milimétricas em caixas d”água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
  • – Limpar as calhas;
  • – Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água ;
  • – Eliminar os pratinhos das plantas.

Advogado em São Leopoldo André de Alexandri
Botão Voltar ao topo