Rio Grande do Sul

Sapucaia do Sul tem diversos cursos profissionalizantes gratuitos

Até a próxima sexta-feira (31), moradores de Sapucaia do Sul podem se inscrever nos cursos gratuitos de Formação em Economia Solidária de Padaria e Confeitaria, Produção de Hortaliças, Artesanato, Informática e Reciclagem, que serão realizados na Incubadora Solidária Ecosol. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Economia Solidária.

Inscrições:
Até 30 de janeiro
Na Secretaria de Trabalho (Av. Assis Brasil, nº 47)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
31 de janeiro
Na sede da Incubadora Solidária (Rua dos Sabiás, s/n, Loteamento Colina Verde, junto à Escola Walmir Martins)
Das 8h às 16h.

É preciso levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. A seleção será realizada através de entrevistas, que ocorrerão de 1º a 20 de fevereiro, conforme agendamento.

Ao todo, são cem vagas, sendo 20 para cada curso. Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais, residir em Sapucaia, ser alfabetizado e ter disponibilidade de tempo e comprometimento para participar do programa de formação. A iniciativa tem como prioridade atender pessoas de baixa renda ou desempregadas, que tenham registro no CadÚnico ou outros programas sociais e que estejam em situação de vulnerabilidade social ou tenham experiência em produção ou comercialização de produtos e serviços.

O curso será dividido em dois módulos. Em março, no primeiro módulo, todos os alunos terão conteúdos específicos de economia solidária, como cooperativismo, gestão democrática, princípios básicos de administração e contabilidade, entre outros. No segundo módulo, em março e abril, as aulas serão práticas, conforme o curso escolhido. Os cursos serão desenvolvidos pelo Instituto de Estudos Jurídicos de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais – Idhes,

Incubadora: Os cursos têm como objetivo estimular a criação de novos empreendimentos e fortalecer os já existentes. A Incubadora conta com cursos de economia solidária em andamento, e dois empreendimentos: O Educarte, com alunos do curso de Artesanato, e o Sabores da Colina, com alunos do curso de Padaria e Confeitaria.

Botão Voltar ao topo