Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Escolas públicas de Canoas terão energia solar

Em Canoas, a instalação do sistema próprio de geração de eletricidade já iniciou nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) Irma Schies Stefanny, no bairro Harmonia, Jornalista Marione Machado Leite, no bairro São José, e Ulisses Machado Filho, no bairro Estância Velha.

Com as 105 placas solares que as escolas receberam, as instituições devem economizar, em média, 90% nos gastos com a energia elétrica, o que representa uma economia anual estimada de R$ 12 mil, em cada escola. Além dessa economia, o objetivo da Prefeitura de Canoas também é aplicar esta tecnologia nos espaços públicos pela questão sustentável, utilizando uma forma limpa e renovável de energia.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, e a vice-prefeita, Gisele Uequed, estiveram nas escolas na manhã de quinta-feira (30) para supervisionar as instalações. De acordo com Busato, essas escolas foram escolhidas por terem uma estrutura já pronta para comportar o sistema, o que também ocorrerá com o restante da rede.

O secretário do Meio Ambiente (SMMA), Gustavo Rabaioli, afirma que o investimento foi de aproximadamente R$ 157 mil, com verbas oriundas de um Termo de Compensação Vegetal assinado com o ParkShopping Canoas. “O projeto de energia solar fotovoltaica foi pensado pela Secretaria do Meio Ambiente e idealizado pela Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Canoas. É uma iniciativa de suma importância tanto para as escolas, quanto para toda a comunidade de Canoas”, completa Gustavo.

Botão Voltar ao topo