NotíciasRio Grande do Sul

São Gotardo de Vila Seca sedia a 12ª Festa de Abertura da Colheita da Uva

A festa é promovida com o apoio da Prefeitura, por meio da Smapa

A 12ª Festa de Abertura da Colheita ocorreu na manhã deste domingo (02/02) na Comunidade São Gotardo de Vila Seca, importante ato para comemorar o início da safra da uva, um dos pilares mais significativos da agricultura no município. A festa é promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e o Sindicato Rural, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).

As Soberanas da Festas da Uva, Maiara Perottoni, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer – lado das autoridades municipais e estaduais – colheram, simbolicamente, os primeiros cachos de uva nos parreirais da família Bassanesi. Trata-se de um momento de celebração, festa e agradecimento para toda a comunidade de Caxias do Sul.

Estiveram presentes o Prefeito Flávio Cassina e sua esposa Liliana e secretários municipais, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Daneluz Neto e demais vereadores, a presidente da Comissão Comunitária da Festa, Sandra Mioranzza Randon e demais integrantes da Comissão, deputados estaduais, o bispo diocesano, Dom José Gilson, presidentes dos Sindicatos promotores da festa, Rudimar Menegotto e Valmir Susin (secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a comunidade.

Em 2019, os agricultores caxienses colheram cerca de 50 mil toneladas de uva. Caxias é o 4º município que mais produz a fruta, com 3,8 mil hectares de área plantada. A expectativa é de que a colheita se estenda até 15 de março.

Programação

A Festa da Colheita ocorre em três finais de semana no mês de março – 13, 14 e 15 | 20, 21 e 22 | 27, 28 e 29 de março – fortalecendo a cultura ítalo-gaúcha, além de proporcionar ao visitante acesso a lazer com atrações como bandas típicas, corais, grupos de danças folclóricas e espetáculos teatrais.

Com entrada franca, aberto para toda a comunidade, recheado por gastronomia, música e diversão o evento será realizado no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva.

Botão Voltar ao topo