Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas promove mutirão para limpeza de praças, parques e viadutos

Duas equipes atuam em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), realiza durante o mês de fevereiro um mutirão para limpeza das áreas verdes e viadutos da cidade. Cerca de 30 trabalhadores, distribuídos em duas equipes, seguem um cronograma flexível de capinagem, roçada, pintura, coleta de lixo e recolhimento de materiais secos em todos os quadrantes.

A primeira região a ser contemplada pelo serviço urbano foi o Centro de Canoas, mais especificamente a praça Atílio Luiz Longhi, no último sábado (1). O tempo seco e ensolarado tem contribuído para a ação municipal, que chegou também aos bairros Nossa Senhora das Graças, Niterói, Rio Branco, São José e Igara em menos de uma semana. “O clima tem ajudado neste período. Quando chove, além de não podermos operar as máquinas de capinagem, a vegetação cresce mais rápido e aumenta nossa demanda”, afirma Marco Marques, encarregado pelo trabalho em uma das equipes.

Moradora do bairro Igara há mais de 50 anos, dona Maria Gerhart frequenta a Praça Liberdade diariamente e revela que o trabalho da Prefeitura proporciona um bom convívio com os vizinhos, rodas de chimarrão e brincadeiras com netas e bisnetas. O reconhecimento da importância do local é tamanha que há uma mobilização dos moradores para evitar descartes indesejados e solicitar à prefeitura novas árvores na praça.

De acordo com Valdemar Machado, responsável pela outra equipe, atitudes como as da dona Maria, que conservem a paisagem urbana, devem ganhar maior apoio da população. Por isso, além de ficarem atentos à programação disponibilizada abaixo, os moradores podem denunciar qualquer descarte indevido de resíduos em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), por meio do telefone 0800 510 1234 ou pelo e-mail atendimento@gmail.com.

Cronograma de limpeza na cidade, entre 1 e 29 de fevereiro

1/02 – Bairro São José e Praça Atílio Longhi, no Centro;

3/02 a 6/02 – Viadutos e bairros São José, Igara II, Igara III, Rio Branco e Fátima;

7/02 a 8/02 – Parque Municipal Getúlio Vargas, no bairro Marechal Rondon;

10/02 a 13/02 – Praça da rua Oscar Pedro Kulzer, no bairro Estância Velha, e bairros Moinhos de Vento, Bela Vista, Fátima, Mato Grande, Central Park e Praia do Paquetá;

14/02 a 15/02 – Parque Esportivo Eduardo Gomes, no Centro;

17/02 a 21/02 – Bairros Olaria, São João, Guajuviras, Estância Velha, Cinco Colônias, Harmonia e Vila Cerne;

22/02 – Praça Parque Pinto Bandeira, no bairro Olaria, e Praça Atílio Longhi, no Centro;

24/02 a 26/02 – Largo da Inconfidência, no bairro Marechal Rondon, e bairros Nossa Senhora das Graças e Centro;

27/02 e 28/02 – Bairro Niterói;

29/02 – Bairro Marechal Rondon.

A programação está sujeita a alterações, conforme as condições climáticas.

Botão Voltar ao topo