Na última sexta-feira, 7, o projeto ‘Conecta: moveleiro em transformação’ foi pauta de reunião entre a diretoria do Sebrae RS – entidade que lidera o movimento – e lideranças do segmento, na sede do Sindimóveis, em Bento Gonçalves. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, esteve participando do encontro.
O projeto foi lançado em outubro do ano passado, com o objetivo de construir direcionamentos estratégicos para transformar a cadeia moveleira do Rio Grande do Sul, englobando indústria, comércio e serviços, tornando-a mais inovadora, competitiva e sustentável.
A reunião consistiu na apresentação do projeto à diretoria do Sebrae RS e no alinhamento das ações necessárias para que a proposta englobe todo o setor, envolvendo a cooperação tecnológica e de gestão entre micro, pequenas e grandes empresas, para melhorar o nível de competitividade de toda cadeia moveleira.
A iniciativa conta com o apoio institucional conveniado com a Associação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).
Além disso, representantes do poder público, universidades, empresários e demais entidades da Serra Gaúcha, Vale dos Sinos, Vale do Taquari, Região Metropolitana e Planalto, também estão envolvidos.
O ‘Conecta: moveleiro em transformação’ é divido em quatro eixos principais: mercado, tecnologia e inovação, cooperação e capital humano. O Secretário integra o eixo “Cooperação”, que é responsável pela condução e interligação dos atores envolvidos, tanto na construção, como na execução do projeto.