Cidades do RSRio Grande do Sul

Serviço Famílias Acolhedoras de Ijuí abre inscrições

Ser acolhido provisoriamente por outra família é essencial para uma criança que precisa ser afastada de seu ambiente familiar. O objetivo geral do serviço é acolher crianças e adolescentes, que estejam em situação de vulnerabilidade social, com histórico de negligência familiar e/ou risco pessoal e social, com medida protetiva, em famílias voluntárias.

As Famílias Acolhedoras são responsáveis por receber crianças e adolescentes em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária. Isso permite a continuidade da socialização da criança/adolescente.

É um acolhimento provisório, até ser viabilizada a solução permanente para a criança ou adolescente, seja a reintegração com os parentes biológicos ou, excepcionalmente, adoção.

Como participar do processo seletivo:

Possuir disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço;
Documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de rendimentos;
Estudo Social e Parecer Psicológico favorável para efetivação do cadastro da família no Serviço, estes realizado no domicílio e serviço respectivamente;
Certidão Negativa de antecedentes criminais e infracionais, incluindo os demais membros da família na condição de adolescentes e adultos;
Certidão de que os requerentes não estão habilitados à adoção, emitida pelo Juizado da Infância e da Juventude de Ijuí;
Residir no município de Ijuí/RS, no mínimo e comprovadamente por um ano,
Ter vinte e um anos ou mais,
Apresentar idoneidade moral, zelando pelo bem-estar da criança/adolescente;
Não apresentar problemas psiquiátricos ou de dependência de substancias psicoativas.
Atestado de boas condições de saúde física e metal.

Caso haja interesse a família deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Glória na rua Sepé Tiarajú, 1586, ou ligar para (55) 3331-8808 e 3333-2958.

Botão Voltar ao topo