Rio Grande do SulSanta Catarina

Praia de Piçarras, SC, recebe novamente a Bandeira Azul

Com águas transparentes e uma boa faixa de areia grossa e dourada, a Praia de Piçarras é bastante procurada por turistas brasileiros e estrangeiros. Certificada com o selo Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo, o título confirma a boa atuação do município quanto aos quesitos de infraestrutura, segurança e qualidade ambiental. Além disso, a praia oferece uma experiência urbana sustentável, o que difere das outras localidades que foram aprovadas pelo júri.

Com aproximadamente oito quilômetros de extensão, a praia de Piçarras é uma das mais procuradas do Litoral Norte de Santa Catarina. Emoldurada por castanheiras centenárias, a orla proporciona aos turistas agradáveis caminhadas e passeios ciclísticos beneficiados pela sombra das árvores. A avenida costeira possui infraestrutura com bares e restaurantes, além de pousadas, hotéis e comércio diversificado.

O mar de Piçarras é levemente agitado, formando ondas quando venta, tornando propício para a prática de esportes náuticos variados. No Atlântico, as ilhas servem de cenário e são cercadas de lendas e costões rochosos, refúgio natural de várias espécies e pontos excelentes para pesca.

Nos últimos anos, os índices de balneabilidade gerados pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA)são positivos para Balneário Piçarras, atestando que são próprias para banho. São mais de 7 km de orla para atividades aquáticas e mesmo na areia, sem risco à saúde de quem adora aproveitar cada momento da estação ao ar livre e à beira do mar.

Balneário Piçarras é um excelente destino tanto para quem busca descanso e tranquilidade quanto para aqueles que optam por agito ou atividades esportivas. Além disso, a cidade mantém uma infraestrutura voltada para o turismo com hotéis, pousadas, bares, cafés e restaurantes que oferecem uma diversificada gastronomia.

O município é vizinho de Penha, onde está instalado o Beto Carrero World, centro de diversão que atrai milhares de visitantes para a região. Balneário Piçarras fica localizado a 110 km de Florianópolis, 60 km de Joinville e 35 km do Balneário Camboriú, sendo cortado pela BR-101 que dá acesso à cidade.

Bandeira Azul

Desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), no Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

A iniciativa tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade (banho e práticas esportivas) das águas e das praias ao redor do mundo. Para conquistar a certificação, é preciso atender a 34 critérios, divididos em quatro blocos: educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água.

A certificação para praias, marinas e operadores de embarcações de turismo sustentável visa aumentar a participação e conscientização da sociedade e de gestores públicos para proteger os ambientes marinhos costeiros, estimulando a solução de problemas na busca da qualidade e proteção ambiental.

Botão Voltar ao topo