O Festival de Cinema de Gramado dá a largada para a 48º edição, que acontece entre 14 e 22 de agosto de 2020. Cineastas do Brasil e de países ibero-americanos já podem anotar a data. No próximo dia 05 de março, às 10h, abrem as inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem estrangeiro (LME) e curta-metragem brasileiro (CMB). As fichas estarão disponíveis no site www.festivaldegramado.net e devem ser preenchidas e enviadas até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de abril. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam no regulamento, que está disponível no site do Festival. Podem se inscrever filmes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Entre as exigências para a inscrição na competição estão critérios como a conclusão dos filmes de longa-metragem e curta-metragem a partir de 1º de maio de 2019; duração mínima de 70 minutos para longas e máxima de 20 minutos para curtas; ineditismo regional para curtas brasileiros (sem exibição pública e comercial no Rio Grande do Sul) e ineditismo nacional para longas brasileiros e estrangeiros (sem exibição pública e comercial no Brasil).
São 12 categorias premiadas com o desejado Kikito para LMB, seis para LME, dez para CMB e uma para longa-metragem gaúcho (LMG). Os vencedores da 48º edição do maior festival de cinema ininterrupto do Brasil recebem ainda premiação em dinheiro. O total a ser entregue neste ano é de R$ 285 mil, além dos troféus e prêmios da Mostra de Filmes Gaúchos de Curta-metragem, que são concedidos pelo Festival e Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e que tem regulamento próprio. O Festival promove ainda Mostras Paralelas fora de competição, cuja programação é definida pela coordenação geral.
As inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem gaúcho (LMG) e curta-metragem gaúcho (CMG) terão as datas divulgadas posteriormente.
Realizado todos os anos em Gramado, cidade que figura entre os destinos mais desejados do país, o Festival movimenta e fomenta não só a indústria do audiovisual, mas também a economia do município de pouco mais de 35 mil habitantes.